Menu

Com 110 vagas, Camilo anuncia concurso público para o ITA Ceará; confira os detalhes

O Governo Federal anunciou um concurso público para o Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, unidade que deve ser entregue a partir de maio de 2026. Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21), serão 110 vagas para professores, pesquisadores, técnicos e tecnologistas. O prazo para a publicação do edital é de até seis meses, ou seja, até a última quinzena de setembro deste ano. Segundo publicou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), em suas redes sociais, no entanto, o edital deve ser publicado “em breve”

“Mais um passo importante para a concretização desse projeto tão importante para o Brasil, com o primeiro campus ITA fora da sede, em benefício da população no Nordeste e toda a região”, escreveu o titular do Ministério da Educação (MEC).

A primeira etapa do certame deve ocorrer, no mínimo, após dois meses da publicação do edital. A publicação no DOU foi assinada pela ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Quem passar no concurso passará a integrar o quadro de pessoal do Comando da Aeronáutica.

Para os cargos de pesquisador, tecnologista e professor, é pré-requisito possuir nível superior. Já para técnico, o candidato deve ter nível intermediário, ou seja, ser “capaz de localizar informação expressa de forma literal em textos diversos (jornalístico e/ou científico) realizando pequenas inferências”, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf).

As vagas estão divididas da seguinte forma:

  • Pesquisador: 15 vagas;
  • Técnico I: 25 vagas;
  • Tecnologista: 20 vagas;
  • Professor do Magistério Superior: 50 vagas.

Conforme a portaria, a responsabilidade pela realização do concurso é do Comando da Aeronáutica, que deverá editar as normas do processo seletivo e respeitar as leis que tratam sobre políticas de reserva.