Menu

Companhia leva circo e teatro a 5 municípios do Ceará com espetáculos e oficinas; saiba mais

O projeto Circulação Cotidiano Nordestino, da Companhia Laguz Circo e Teatro, inicia uma jornada pelo Estado do Ceará, entre esta sexta-feira (21) e o próximo dia 5 de abril. Os artistas passarão por Quixeré, Alto Santo, Trairi, Itapipoca e Maracanaú. Nas cinco cidades, o grupo apresentará o espetáculo “Cotidiano Nordestino” e ministrará a oficina “Profissão Artista”, gratuitamente e com a presença de intérprete de libras e áudiodescrição.

O itinerante é parte das comemorações pelos 11 anos do coletivo e é contemplado pelo 13º Edital Ceará das Artes, da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Lei Paulo Gustavo Ceará,

A circulação inicia em Quixeré, nos dias 21 e 22 de março. Logo em seguida, parte para Alto Santo, onde estará nos dias 23 e 24; Trairi, nos dias 27 e 28; Itapipoca, nos dias 29 e 30; encerrando a caminhada em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, com atividades nos dias 4 e 5 de abril. 

ESPETÁCULO

O espetáculo “Cotidiano Nordestino” retrata a vida de um homem do campo, ambientado no Nordeste brasileiro ou em qualquer interior do País, e acompanha um palhaço em seu cotidiano, que sonha em se tornar artista. Entre as dificuldades de sua rotina, ele se depara com um problema global: a escassez de água, consequência da ação humana. Com uma abordagem leve e bem-humorada, a peça convida o público a refletir sobre os desafios do sertanejo e a importância da preservação ambiental. Em cena, está o artista cearense Felipe Abreu.

Todas as apresentações contarão com libras e audiodescrição.

OFICINA

A oficina “Profissão Artista” busca explorar os modos e os processos criativos e produtivos do artista, e é voltada a grupos parceiros das cidades visitadas, além de artistas iniciantes e profissionais e pessoas interessadas na temática. 

LAGUZ CIRCO E TEATRO

Fundada pelos artistas Romina Sanchez e Felipe Abreu, a Companhia Laguz Circo e Teatro completa mais de uma década de dedicação à pesquisa e difusão da arte circense e da palhaçaria. Desde 2013, a dupla explora a comicidade por meio de técnicas circenses, criando cinco espetáculos e ministrando oficinas em diversas localidades. A forte influência da arte de rua impulsionou projetos itinerantes, como “Se Essa Praça Fosse Minha”, que percorreu sete estados do Brasil em um fusca ano 80, e “O Riso Vai de Fusca – Ceará”, levando apresentações e oficinas a 11 cidades do Estado.

Em 2016 e 2017, a companhia expandiu seu trabalho internacionalmente, realizando apresentações e aperfeiçoando técnicas na Argentina.

Foto: Diogo Andrade/ Divulgação

Nos últimos anos, a Laguz se lançou em sua jornada mais ambiciosa: a “Travessia Ceará – Patagônia”. A bordo de uma Kombi transformada em motorhome, Romina e Felipe percorreram mais de 31 mil quilômetros, passando por 166 cidades em cinco países – Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. A viagem, iniciada em 2022, levou espetáculos e oficinas a diversas comunidades, culminando na chegada a Ushuaia, na Terra do Fogo. A iniciativa, além de levar arte a diferentes públicos, fortaleceu o intercâmbio cultural e reafirmou o compromisso do grupo com a itinerância artística.

Confira a programação completa:

Quixeré: 21 e 22 de março

  • Oficina: Profissão Artista – Dia 22, às 19h
  • Local: Sede Trupe Motim. Travessa Alzira Braz – Bairro Ponta, Quixeré
  • Espetáculo: “Cotidiano Nordestino” – Dia 21, às 19h
  • Local: Parque da Lagoa do Pontal, Quixeré

Alto Santo: 23 e 24 de março

  • Oficina: Profissão Artista – Dia 23, às 18h30
  • Espetáculo: “Cotidiano Nordestino” – Dia 24, às 19h
  • Local: Instituto Beleza Interior. Lagoa do Meio, 268, Alto Santo

Trairi: 27 e 28 de março

  • Oficina: Profissão Artista – Dia 27, às 19h
  • Espetáculo: “Cotidiano Nordestino” – Dia 28, às 19h
  • Local: Casa de Cultura Chico Saldanha. Rua Dr. José da Silveira, 400, Centro, Trairi

Itapipoca: 29 e 30 de março

  • Oficina: Profissão Artista – Dia 29, às 15h
  • Espetáculo: “Cotidiano Nordestino” – Dia 30, às 17h
  • Local: R. Francisco dos Santos Braga, 321 – Jenipapo, Itapipoca

Maracanaú: 4 e 5 de abril

  • Oficina: Profissão Artista – Dia 4, às 19h
  • Local: Salão do Apê Cultural. Av. III, 576 – Jereissati I, Maracanaú
  • Espetáculo: “Cotidiano Nordestino” – Dia 5, às 19h
  • Local: Praça do Apê Cultural. Av. III, 576 – Jereissati I, Maracanaú