Durante o sorteio da Conmembol que ocorreu na noite da última segunda-feira (17), o Fortaleza conheceu seus adversários que enfrentará na fase de grupos da Copa Libertadores. Sem sorte no sorteio, o Grupo E do Leão é considerado um dos mais difíceis da competição. O evento que ocorreu no Paraguai colocou Racing, Colo-Colo e Atlético Bucaramanga no caminho do Tricolor, que, assim como o Bahia e o Internacional, não estava no pote dos cabeças de chave.
O Racing chega na disputa como um dos grandes adversários a serem batidos, já que é o atual campeão da Copa Sul-americana e da Recopa Sul-Americana, se consagrando campeão após duas vitórias convincentes diante do Botafogo. O Laion chega como a segunda força do Grupo, já que possui um elenco melhor que Colo-Colo e Bucaramanga/COL. Contudo, o time precisará melhorar suas performances atuais para se classificar até a 2ª Fase da Libertadores.
É importante lembrar que mais uma vez o clube cearense foi sorteado com o Colo-Colo, já que ambos haviam se encontrado pela mesma competição em 2022. Nos últimos confrontos, o Fortaleza saiu derrotado no jogo de ida por 2 a 1, contudo, na disputa de volta, o Laion conseguiu vencer a equipe chilena por 4 a 3, mesmo fora de casa. Além das quatro linhas, os clubes criaram uma rivalidade fora de campo devido a problemas na contratação de Lucero, que foi parar até na FIFA. Vale ressaltar que o Indio vive má fase no Campeonato Chileno, somando apenas 6 pontos e se firmando na 11º posição. Apesar de não viver seu melhor momento, a equipe possui grandes nomes como Arturo Vidal, ex-Juventus, Bayern de Munique, Barcelona e Flamengo.
O último adversário será o Bucaramanga. A equipe colombiana, integrante do pote 4, vem para a sua segunda participação na Libertadores, depois de mais de 25 anos. Sua outra participação aconteceu em 1998, sendo eliminado nas oitavas de final. Na atual edição do Colombiano, ocupa a 17ª colocação, com uma campanha irregular de apenas uma vitória em sete jogos. A classificação para a edição 2025 veio graças ao título do Apertura da temporada passada na Colômbia.
Após o sorteio, o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, não deixou de ressaltar a importância do Fortaleza na competição e avaliou o sorteio do clube cearense. “Todos os grupos possuem o seu nível de dificuldade. O Racing é o atual campeão da Sul-Americana e da Recopa, está em um bom momento, um dos grandes da Argentina que o Fortaleza ainda não tinha enfrentado, então vamos de novo para Buenos Aires completar esse ciclo. O Colo-Colo, já enfrentamos em 2022 e é um duelo difícil, clube qualificado, o maior do Chile. E o Bucaramanga, voltando à Libertadores depois de muito tempo, foi o campeão colombiano, mas vi que as três equipes não estão bem colocadas nos seus torneios nacionais no momento, mas devem chegar forte na Libertadores. Se perguntar para eles, também vão estar incomodados com o Fortaleza. É um grupo equilibrado e o Castelão precisa ser a diferença, o nosso fator casa, para acumular os pontos e se classificar”, apontou Marcelo Paz.
Na chave, os dois primeiros colocados avançam às oitavas de final. O 3º colocado tem vaga assegurada no mata-mata da Copa Sul-Americana. Em 2023, inclusive, o time foi eliminado na 2ª fase da Pré-Libertadores, sendo superado pelo Cerro Porteño (PAR), o que rendeu classificação à Sula, terminando então como vice-campeão daquela edição.
