O Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) de Fortaleza, reabre suas portas e calçada com uma nova gestão e programação renovada. Para celebrar esse retorno, a Casa de Praia da Música recebe, na quinta-feira (20), às 19h, o show especial “Salve Belchior”, sob a direção de Agê Prod e com participações de Mumutante, Mateus Fazeno Rock, Di Ferreira e Luiza Nobel.
O show reúne grandes expressões da nova música cearense em interpretações marcantes de canções de Belchior. O espetáculo reverência e homenageia a atemporalidade da música e poesia de Antônio Carlos Gomes Belchior. Com uma banda formada por grandes nomes da cena cearense e sob a direção musical do produtor e multi-instrumentista Agê, o espetáculo proporciona uma imersão inédita no universo sonoro e poético de um dos maiores compositores e artistas do Ceará.
O equipamento é gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). O CCBel retoma suas atividades após um período de reformas estruturais nos ambientes internos, galeria, pinturas e novos murais. A reabertura do espaço reforça o compromisso com a cena musical cearense e com a democratização do acesso à cultura.
TODOS OS ESTILOS
Mais do que um palco para a música, a Casa de Praia é um espaço de apoio à produção artística local em suas diversas linguagens. De acordo com Fernanda Matias, diretora do CCBel, haverá programações semanais contínuas conectadas com os territórios e com os fazedores de cultura. “Além de valorizar a música como eixo central de sua programação, o equipamento amplia seu compromisso com os territórios ao seu entorno e se reafirma como um equipamento plural, voltado para a diversidade artística e cultural da cidade”, ressalta.
A programação contempla apresentações musicais, formações, exposições e múltiplas expressões artísticas, fortalecendo a vocação do CCBel como um espaço vivo, pulsante e acessível. Sendo um centro de difusão da arte, o local se consolida como um lugar do encontro, da troca e da construção coletiva, onde a cultura se manifesta de forma inclusiva e democrática.
CENTRO CULTURAL
Inaugurado em maio de 2017, o Centro Cultural Belchior é um equipamento que visa dar espaço e apoio à cena musical cearense. O prédio possui, aproximadamente, 850 m², incluindo auditório, salas multiúso e galerias para exposições, biblioteca, café, sala de reunião, administração, banheiros e plataforma elevatória para pessoas com mobilidade reduzida. Com propostas voltadas, principalmente, para a música, a literatura, o audiovisual e as artes visuais, o CCBel tem, no eixo de difusão, programações como apresentações artísticas, exibições de filmes, podcasts, lançamentos de livros, debates com autores, apoio a shows e festivais. Já no eixo formativo, há ações como seminários, formações, cursos, oficinas e palestras.
