O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), desmentiu sobre um possível fechamento do Hospital Geral Dr. César Cals para a abertura do Hospital Universitário do Ceará (HUC), nesta quarta-feira (19). Na sessão desta terça-feira (18) na Alece, deputados da oposição a Elmano de Freitas (PT) demonstraram preocupação com a possibilidade de fechamento do equipamento de mais de 90 anos. Segundo o chefe do Legislativo estadual, no entanto, isso “não passa de fake news”.
Como explicou ele, parte do custeio no César Cals será atendido pelo HUC. De acordo com Aldigueri, estes serviços que serão transferidos estão “estrangulados” atualmente na unidade de saúde do Centro de Fortaleza. O restante dos trabalhos continuará funcionando normalmente no Hospital.
Durante a sessão, quem também falou sobre o assunto foi o deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), líder do Governo Elmano na Casa. De acordo com o parlamentar, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está estudando quais serviços serão transferidos para o HUC.
“O governador já declarou publicamente que não fechará o César Cals. O que se está fazendo é um estudo de quais serviços permanecem no César Cals e quais serviços, pela infraestrutura moderna de excelente tecnologia que teremos no Hospital Universitário para oncologia e tratamento vascular, serão transferidas”.
Localizado no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o HUC terá capacidade para mais de 800 leitos, sendo 650 já instalados e outros 169 complementares. Conforme pontuou Sampaio, caberiam “três César Cals” na nova unidade, que será o maior hospital público das Regiões Norte e Nordeste.
