A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas desta segunda-feira (17), uma operação contra um grupo criminoso investigado por furtos de aparelhos celulares, receptação e venda de eletrônicos em grandes eventos registrados na capital cearense. A ação faz parte do programa Meu Celular, do Governo do Estado. Ao todo, quatro pessoas foram presas e conduzidas à delegacia. Uma das quatro já possuía mandados de prisão preventiva pelo crime de roubo.
Durante a ofensiva, 100 aparelhos com registro de roubo foram recuperados, além de uma arma de fogo e uma quantia em dinheiro. Além dos cumprimentos das ações judiciais, cerca de R$ 120 mil em espécie, uma pistola, um veículo e dezenas de aparelhos celulares foram apreendidos pelos investigadores.
Diante do que foi apreendido, o grupo foi levado à unidade policial, onde foram autuados em flagrante pelo crime de receptação e posse irregular de arma de fogo. A PCCE segue com as tratativas para identificar os proprietários dos celulares e fazer a restituição. As operações tiveram início depois de uma série de furtos em um evento em Fortaleza. De posse dos dados, os policiais civis do 26º Distrito Policial começaram as investigações, chegando aos receptadores dos aparelhos subtraídos em show.
PROGRAMA
O programa Meu Celular cadastra aparelhos celulares e, caso sejam furtados, roubados e perdidos, permite à Polícia localizar e devolver os aparelhos aos seus reais donos. Já foram restituídos mais de 6500 aparelhos celulares desde a criação do programa. O cadastro pode ser feito em meucelular.sspds.ce.gov.br.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio de endereço eletrônico.
