Durante o dia 19 de março, data dedicada à celebração de São José, as paróquias de Fortaleza terão um calendário recheado de solenidades com missas, novenas e procissões. Esse dia de festa é precedido por um novenário ou tríduo, que prepara os fiéis para a celebração, oferecendo um tempo de oração, reflexão e aprofundamento espiritual.
A devoção a São José no Ceará é uma tradição enraizada nas comunidades católicas, refletindo a forte ligação do povo cearense com o padroeiro das famílias e protetor dos trabalhadores. São José é reverenciado como um modelo de fé, humildade e obediência a Deus, sendo visto como o guardião da Sagrada Família e um intercessor nas dificuldades cotidianas.
Como padroeiro da Arquidiocese, São José simboliza a proteção e o cuidado de Deus sobre a Igreja e as famílias. Sua imagem como o guardião da Sagrada Família se reflete na missão pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, que busca, por meio da evangelização e do serviço, fortalecer a vida familiar e a fé dos seus membros.
Uma novidade neste ano é que um grupo de homens vai fazer sua primeira consagração a São José, às 9h, durante Missa celebrada na Capela das Relíquias (Shalom da Paz, Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota). Confira a programação completa da Arquidiocese clicando no link.
