As trilhas do Parque Estadual do Cocó estão interditadas, desde a última quarta-feira (12), devido a fortes chuvas na Capital. A medida é da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Conforme a Gestão da Unidade de Conservação (UC) estadual, as trilhas estão muito alagadas e, por enquanto, sem condições de uso.
Para a pasta, a interdição é uma garantia de segurança para os usuários do Parque e preservação do espaço. As trilhas serão liberadas após a averiguação das condições de segurança.
No entanto, o fechamento do acesso às trilhas não afeta o uso das demais áreas do parque, que permanecem abertas ao público para atividades de esporte e lazer em geral. Inclusive, o tradicional passeio de barco no Rio Cocó segue normalmente.
CHUVAS NA CAPITAL
Neste domingo (16), Fortaleza registrou o maior nível de precipitação até o momento em território cearense. Com 67.4 mm, a Capital segue com céu nublado e chuvas. Era o que já indicavam as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme): ocorrência em todas as macrorregiões cearenses.
As condições de chuva previstas estão associadas à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente apresenta duas faixas de nebulosidade, uma próxima à linha do Equador e outra em torno de 2° S, aumentando sua atuação sobre o centro-norte do estado.
Confira os maiores pontos de chuva neste domingo do Ceará:
- Fortaleza (Posto: MARAPONGA): 67.4 mm
- Granja (Posto: PARAZINHO): 67.3 mm
- Fortaleza (Posto: MESSEJANA): 65.7 mm
- Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES): 60 mm
- Pires Ferreira (Posto: PIRES FERREIRA): 55.5 mm
- Palhano (Posto: PALHANO): 55 mm
- Fortim (Posto: FORTIM): 55 mm
- Ocara (Posto: OCARA): 53 mm
- Maracanaú (Posto: MARACANAÚ): 52 mm
- Fortaleza (Posto: CASTELÃO): 50 mm
