Para garantir autonomia na proteção dos recursos naturais e o fortalecimento da fiscalização ambiental, Guaramiranga pretende criar uma Autarquia de Meio Ambiente. Com a iniciativa, a cidade também poderá agilizar processos e adotar medidas mais eficazes para a conservação da serra.
Segundo a prefeita de Guaramiranga, Ynara Mota, a municipalização do licenciamento ambiental está prevista na Lei Complementar Federal 140/2011, permitindo que Guaramiranga tenha um olhar mais atento e técnico sobre suas próprias demandas, sem depender exclusivamente de órgãos externos, além de da possibilidade uma análise mais criteriosa dos impactos ambientais e sociais de projetos.
“O aumento da vigilância e a aplicação rigorosa da legislação ambiental asseguram que as construções respeitem as diretrizes ecológicas e contribuam para um crescimento ordenado”, observa Ynara Mota, ao dizer, ainda, que “a Serra de Guaramiranga, conhecida por sua beleza e importância ecológica, precisa de políticas públicas comprometidas com sua preservação”, explicou a prefeita.
Ynara Mota afirma ainda que: “A Serra de Guaramiranga, conhecida por sua beleza e importância ecológica, precisa de políticas públicas comprometidas com sua preservação. A criação da autarquia reforça esse compromisso e abre caminho para uma gestão ambiental mais eficiente, equilibrando progresso e responsabilidade ecológica”.
