Neste domingo (16), o governador Elmano de Freitas (PT), esteve reunido com a equipe do Ministério da Saúde, além de técnicos da Secretaria de Saúde do Ceará, para tratar dos últimos detalhes para a inauguração do Hospital Universitário do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
“Um dos maiores e mais modernos [hospitais] do país”, pontuou Elmano em suas redes sociais. A reunião contou também com a presença do prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT).
“A unidade já está pronta e totalmente equipada com tecnologia de ponta para atender a população a partir da próxima quarta-feira (19). Um momento que será celebrado ao lado do presidente Lula e do ministro Camilo Santana”, complementou o governador, em post nas redes sociais, sobre visita ao hospital.
Ver esta publicação no Instagram
PRESENÇA DE LULA
Ao lado de Camilo Santana (PT), os dois representantes do Executivo cearense estiveram em Brasília na última quinta-feira (13), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao final da reunião, Elmano de Freitas confirmou que o presidente da República virá a Fortaleza no dia 19, feriado de São José, padroeiro do Estado, para participar da inauguração do Hospital Universitário do Ceará.
No encontro, foram discutidos assuntos de interesse do Estado e de Fortaleza. “Nós vamos estar com o presidente Lula dia 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará, para inaugurarmos o Hospital Universitário do Ceará. Contar com a presença do presidente Lula é uma honra, uma alegria. Quero lhe agradecer por esse momento muito importante para o nosso povo cearense”, pontuou o governador.
O HOSPITAL
Situado em localização estratégica na Capital cearense, a unidade de saúde prestará serviço de assistência terciária, oferecendo atendimento a casos de alta complexidade. Com 832 leitos disponíveis, o equipamento ainda dará suporte a outros hospitais públicos de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.
Do total, o HUC disponibilizará 476 leitos para enfermaria e 176 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos conforme o nível de atenção, além de 169 leitos de apoio, sendo 20 na Casa da Gestante, 16 Ucinca (Canguru) e os demais dedicados a observação, recuperação e hospital dia. O hospital ocupa uma área de 78,6 mil m², com três torres construídas e sete andares.
O Hospital Universitário do Ceará vai receber a cirurgia cardíaca pediátrica do Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart Gomes. A proposta também é que o Hospital Geral Dr. César Cals funcione no novo equipamento. Além dos atendimentos, o hospital será suporte de ensino, com foco na formação acadêmica de novos profissionais.
