O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0, neste sábado (15), na Arena Castelão, no primeiro jogo das finais do Campeonato Cearense. A vitória foi consagrada com um gol de pênalti marcado por Fernando Sobral, abrindo vantagem para o Vozão no jogo de volta que ocorrerá, no próximo sábado (22), às 16h30, na Arena Castelão.
Com o resultado, o Fortaleza precisa vencer na grande final por dois gols ou mais de diferença para ficar com o título. Caso o Leão vença por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis e, tendo um empate, o Ceará pode se tornar o bicampeão invicto da competição.
O Jogo
A partida começou parada, mas com alto nível de concentração dos jogadores, sem ceder espaços ao adversário, com poucos lances de perigo. Enquanto o Ceará tentava sair nos contra-ataques, o Fortaleza buscava valorizar a posse da bola e pressionar. O que se sobressaiu foram as defesas, com apenas uma finalização de cada time do 1º tempo.
Já no 2º tempo, a dinâmica dos times mudou. Com o Fortaleza pressionando e jogando com mais intensidade, o Leão dominou a partida, permitindo que Marinho criasse uma chance, porém não marcou gol. Diante da pressão do Fortaleza, o Ceará ganhou mais espaços para contra-atacar e, com cabeçada de Aylon, quase garantiu a pontuação.
A situação só mudou aos 35 minutos de jogo, quando, em uma arrancada pela direita, o Alvinegro cruzou na área para Pedro Raul, que dividiu com David Luiz. A bola sobrou livre para Galeano, que cortou para dentro da área e foi derrubado por trás por Gastón Ávila. O juiz marcou a penalidade, que depois da revisão do VAR, foi validada.
Fernando Sobral foi quem aproveitou a oportunidade, chutou forte no canto direito de João Ricardo e marcou o gol da vitória.
Além da derrota, o Fortaleza perdeu Pol Fernández por expulsão, devido o jogador ter dado um encontrão em Fernando Sobral, em jogada de ataque, ficando de fora da grande decisão no próximo sábado.
