Com exclusividade ao OPINIÃO CE, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), negou os boatos de que existem atritos com o senador Cid Gomes (PSB). Segundo o petista, ele esteve recentemente com o senador cearense e afirmou que estão 100% juntos. A alegação ocorreu nesta sexta-feira (14), na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), durante o evento de execução de restaurante estudantil e do Laboratório de Inteligência Artificial em novo campus de Fortaleza. Além disso, o ministro reconduziu ao cargo de reitor do IFCE, o professor José Wally Mendonça Menezes.
Apesar de não ter procurado falar sobre a política local, Camilo Santana não conseguiu escapar do tema. O ministro terminou falando sobre a oposição no Estado, após ser indagado pelo jornalista Roberto Moreira, presidente e colunista do OPINIÃO CE.
“A oposição é muito importante para o processo democrático, mas eu sempre defendi que precisa ser uma oposição respeitosa, verdadeira e que possa lutar pela melhoria do seu estado, do seu município, do país. A oposição que fica só com mentiras, fake news, torcendo para o quanto pior, melhor. Isso fere tudo aquilo em que acreditamos e defendemos para o bem da população”, comentou Camilo Santana.
Como exemplo de ataques mentirosos, por parte dos opositores, Camilo Santana citou o Hospital Universitário do Ceará (HUC), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece).
“Um dia desses, estavam [os opositores] falando desse hospital [HUC], dizendo que não ia ser entregue, que não ia funcionar. Vamos inaugurar dia 19, botando pra funcionar, atendendo à população. Mentir é dizer a situação que estava em Fortaleza e a realidade é outra. Uma Prefeitura endividada, destruída, que é o desafio do Evandro [Leitão], tentar recuperar e reconstruir, atendendo às demandas da população”, salientou o ministro.
O ministro da Educação evitou entrar em detalhes sobre as articulações visando o pelito de 2026.
“Todos têm o direito de se colocar como candidato, construir suas alianças e nós vamos fazer da mesma forma. Nosso candidato à reeleição é o governador Elmano. Nós vamos ter dois candidatos ao Senado e [vamos] procurar fortalecer a bancada de deputados federais e estaduais, no próximo ano, no estado do Ceará”, declarou Camilo Santana.
