Menu

Naumi articula recursos federais para resolver situação de Caucaia após enchentes

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), destacou, em entrevista ao OPINIÃO CE, a situação de calamidade no Município devido às chuvas. O gestor articula com o Governo Federal uma saída para viabilizar auxílio às famílias e para recuperação dos locais atingidos pelas enchentes. “Estamos mapeando toda a cidade para que a gente consiga recursos e que, nos próximos anos, a gente não sofra com essas enchentes”, disse.

Naumi participou de evento estadual, nesta sexta-feira (14), com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “A minha obrigação é cuidar do nosso povo. Estamos recebendo a ministra Marina Silva para que a gente consiga falar dos problemas da nossa cidade“.

No último dia 11, o gestor municipal decretou Situação de Emergência nas áreas afetadas pelas chuvas intensas. A medida considera os danos e prejuízos que as altas precipitações pluviométricas causaram, como o transbordamento do Rio Ceará, fazendo com que famílias precisassem sair de suas casas, abertura de crateras e deslizamento de encosta no litoral.

O documento, que tem vigência de 180 dias, confirma a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito de Caucaia, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Na prática, o decreto permite que o Município acesse auxílios federais e estaduais, além de possibilitar a implementação de medidas urgentes de socorro, como atendimento médico, apoio à infraestrutura e assistência às famílias atingidas.

O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. O objetivo é facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

EVENTO

Naumi participou da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Ceará, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O evento aconteceu no Sesc Iparana, em Caucaia. A programação segue até este sábado (15), com o tema “Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica”. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou do evento, pela tarde. O evento propõe um debate em torno de cinco eixos temáticos que abordam aspectos fundamentais para as mudanças climáticas e preservação ambiental.