A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou nesta quinta-feira (13) um cronograma de reabastecimento de medicamentos para as unidades de Fortaleza. Até o final de março, aproximadamente 90% dos estoques da atenção primária estarão reabastecidos. O anúncio foi realizado pela secretária Socorro Martins, quando estava na Central de Abastecimento Farmacêutico de Fortaleza.
Segundo a titular da SMS, a demora na distribuição neste início de ano se deu por conta das dívidas, de R$ 36 milhões, com fornecedores, herdadas da gestão anterior. Neste ano, já foram pagos R$ 17 milhões para regularizar o abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde.
“A distribuição dos medicamentos começou nesta semana e já temos cerca de 50% dos itens disponíveis nas unidades de saúde. As entregas seguem na medida em que estamos recebendo os produtos e, até o final de março, estaremos com aproximadamente 90% dos medicamentos necessários para atender a nossa população. Estamos empenhados em normalizar o abastecimento. É um compromisso nosso e o prefeito Evandro Leitão tem um olhar de prioridade para isso”, afirmou Socorro Martins.
Conforme a secretária, além das dívidas que atrasaram a aquisição dos medicamentos, no início do ano, a atual gestão também se deparou com a ausência de planejamento para aquisição e entrega dos 137 remédios, cuja distribuição cabe à Prefeitura de Fortaleza.
“Não havia nenhum planejamento para os primeiros três meses do ano. Nós recebemos a gestão do município com muitas dívidas. Se não havia dinheiro e não houve planejamento para responder às demandas de janeiro, fevereiro e março, ficava claro que iam faltar remédios, porque a programação de medicamentos no nosso país deve se dar em novembro e dezembro do ano anterior, acompanhando o funcionamento da indústria farmacêutica”, ressaltou a secretária.
A aquisição de medicamentos é realizada pela SMS tendo como base os dados sobre as necessidades dos usuários da atenção primária no Município.
APLICATIVO MAIS SAÚDE
A população pode consultar a disponibilidade de medicamentos nos postos de saúde do Município por meio do aplicativo Mais Saúde. Na plataforma, os usuários podem acessar a lista, a indicação dos locais e as quantidades de medicamentos disponíveis na rede de saúde municipal. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. Para ter acesso, o usuário precisa realizar um cadastro na plataforma, informado nome, data de nascimento e CPF.
