A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em conjunto com os comitês de Bacias Hidrográficas do Vale do Jaguaribe e Banabuiú, realizará nesta sexta-feira (14), a Reunião de Avaliação da Operação dos três maiores açudes do Ceará: Banabuiú, Orós e Castanhão. Além disso, também serão definidos os parâmetros da operação emergencial de 2025.1 para esses reservatórios.
O encontro será realizado de forma presencial no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no campus de Quixadá, e contará com a participação dos comitês de Bacias Hidrográficas e de gestores da Cogerh, incluindo os diretores de Planejamento, Israel Portela, e de Operação, Tércio Tavares.
Os comitês de Bacias Hidrográficas, compostos por representantes de instituições públicas, sociedade civil e usuários de água, serão responsáveis por avaliar as simulações apresentadas pela Cogerh e deliberar sobre as vazões dos reservatórios, em um contexto de gestão participativa.
A operação do primeiro semestre ocorre de caráter provisório durante a quadra chuvosa, entre fevereiro e junho. Após esse período, acontecerá a Reunião de Alocação Negociada de água dos reservatórios monitorados pela Cogerh.
Durante a reunião, serão apresentados ainda o Prognóstico Climático para 2025, elaborado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), e os resultados da operação dos açudes nos vales durante o ano passado.
