No sábado (15), Fortaleza será palco de uma efervescente celebração da diversidade e criatividade com o Festival Fervinho, evento que reunirá artistas LGBTQIAPN+ da música e uma Feira Queer, promovendo a inclusão e a geração de renda para pequenos produtores culturais e criativos da região. O evento será realizado das 17h às 22h, na Estação das Artes e na Kuya – Centro de Design do Ceará, com programação gratuita e interpretação em Libras.
A programação artística, que será realizada na Estação das Artes, dá protagonismo a artistas LGBTQIAPN+ e inclui shows de DJ Silas, Paulo Marinho, Vanessa A Cantora, Camaleoa e Mulher Barbada, além de performances com o grupo Rainbow+, Mariah Jammes e Erick & Erison.
A Feira Queer, que ocupará a Kuya – Centro de Design do Ceará, contará com produtos exclusivamente produzidos por mulheres (cis e trans), negres, perifériques e/ou LGBTQIAPN+, estimulando a geração de renda para a cadeia produtiva da cultura e da economia criativa local e seus pequenos produtores.
“A partir desta parceria entre a Casa das POC e o DJ Silas, estruturamos uma perspectiva de idealização e execução do Festival Fervinho na intenção de uma permanência, como caminho para construção de uma tecnologia social que prioriza pessoas LGBTQIAPN+ em todas as suas vertentes de planejamento e execução, aliada a uma efervescência cultural, plural, artisticamente multifacetada e inclusiva própria da Cultura LGBTQIAPN+“, afirma Thyago Ribeiro, gestor cultural e coordenador de produção do Festival Fervinho.
Thyago Ribeiro acrescenta que, por meio dessas ações, foi lançada luz sobre as práticas artísticas e culturais da LGBTQIAPN+. “Contribuindo para a potencialização dessa rede de realizações e com a economia criativa a partir desta feira criativa”, finaliza.
O Festival Fervinho é uma idealização do DJ Silas, figura proeminente na cena cultural da Cidade e conhecido por seu trabalho que transcende a música e dialoga com diversas expressões artísticas, e é uma continuação da proposta do Fervinho, projeto que nasceu nas ruas do bairro Benfica e se consolidou como um espaço de performance para artistas como Getúlio Abelha, Berlim Tropical e Ella Monstra, dentre muitos outros.
A programação do Festival Fervinho é uma realização do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal, por meio do Edital Para as Artes, da Secretaria Municipal da Cultura (SecultFor) e Lei Paulo Gustavo, com produção da Casa das POC Produções Criativas (@casadaspocprodutora), além do apoio da Estação das Artes e da Kuya – Centro de Design do Ceará.
PROGRAMAÇÃO:
Local: Estação das Artes
Endereço: Rua Doutor João Moreira, 540, Centro.
Estação das Artes, das 17h às 22h
Show com Paulo Marinho, Vanessa A Cantora, Camaleoa, Mulher Barbada e DJ Silas
Performances com grupo Rainbow+, Mariah Jammes e Erick & Erison
Kuya – Centro de Design do Ceará, das 17h às 22h
Feira Queer com produtos criativos de mulheres (cis e trans), negres, perifériques e/ou LGBTQIA+
