Morreu, nesta terça-feira (11), o radialista Antônio Júlio da Imperatriz Salles, conhecido como Júlio Salles, aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital São Raimundo, em Fortaleza. O radialista, um dos grandes nomes da comunicação cearense, havia passado por uma cirurgia para a retirada de um câncer no estômago e, já no pós-operatório, foi diagnosticado com pneumonia, segundo informações da família. Júlio Sales deixa oito filhos, 15 netos e cinco bisnetos.
Ainda não há definição sobre o local e horário do velório.
“Durante muitos anos, você foi, e queremos deixar claro aqui, que nunca deixará de ser, a voz do Fortaleza. Quem hoje já cresceu, lembra com carinho, e muita emoção, da voz e do rugido marcante que você dava a cada grito de gol, rompendo as barreiras do rádio e entrando na casa e no coração de cada torcedor e torcedora Tricolor”, publicou o Leão do Pici, em suas redes sociais. “Fique em paz. Você fez uma jornada linda aqui na terra. E, aí de cima, continue torcendo por nós. Seguiremos combativos, aguerridos, vibrantes e fortes para que o seu orgulho siga sempre vivo em todos nós”.
Ver essa foto no Instagram
Também em nota, o Ceará Sporting Club se solidarizou com familiares e amigos. “Mesmo muito identificado com o Fortaleza Esporte Clube, rival histórico do Ceará, Júlio sempre fez do respeito ao Vozão uma das marcas de sua trajetória”, disse. “À família e aos amigos de Júlio Salles, nossos mais verdadeiros sentimentos. Que neste momento de dor, encontrem o alento necessário”.
Por meio das redes sociais, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), celebrou a trajetória do cronista. “Júlio foi um dos mais brilhantes e apaixonados narradores esportivos não só do Ceará, mas de todo o Brasil. Mesmo não nascido aqui, se identificou com o Fortaleza Esporte Clube de imediato, e sempre lutou pelo desenvolvimento do futebol cearense. Levo no coração os muitos momentos de prazerosa convivência que tivemos ao longo das últimas décadas. Viva o nosso “veterano” Júlio Salles!”, destacou.
O governador Elmano de Freitas (PT) também se posicionou sobre o caso. “O jornalismo esportivo se despede hoje um de seus filhos mais ilustres. Júlio Salles marcou época no rádio cearense, onde narrava com maestria desde os anos 1960 os principais jogos dos nossos clubes. Nesse período, nosso “veterano” esteve à frente das transmissões nas rádios Assunção, Verdinha, Iracema, Ceará Rádio Clube e Uirapuru. Deixo meu fraterno abraço aos familiares, amigos e fãs de Júlio Salles. Que Deus conforte o coração de todos”, apontou.
HISTÓRICO
Natural de Belém do Pará, ele iniciou sua trajetória no rádio aos 13 anos, na Rádio Marajoara. Em 1962, migrou para Macapá, onde atuou na Rádio Difusora local. Logo depois, migrou para o Nordeste, tornando-se um dos maiores narradores esportivos da história do rádio cearense. Ele se tornou reconhecido por seu trabalho como narrador oficial dos jogos do Leão do Pici na Rádio Assunção AM 620, onde o cronista viveu os principais momentos de sua carreira.
No Estado, ele também passou pelas rádios Dragão do Mar, Uirapuru e Verdes Mares.
