Menu

Evandro anuncia retomada das obras de reforma e modernização de UTIs do IJF

O prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou, na última sexta-feira (7), a retomada das obras de reforma e modernização das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Instituto Dr. José Frota (IJF). Com a intervenção, serão construídos 30 novos leitos, divididos em três unidades de internação. O espaço contará com uma nova estrutura de atendimento, equipada com aparelhos modernos, dentro dos protocolos vigentes de assistência e atuação das equipes multiprofissionais que se dedicam à recuperação dos pacientes críticos. A obra, que foi iniciada no ano passado e paralisada em outubro, é considerada a primeira grande intervenção realizada no setor desde a sua inauguração na década de 1990.

Além do chefe do Paço Municipal, a vistoria do canteiro de obras contou com a presença do secretário da Infraestrutura de Fortaleza, André Daher, da secretária de Saúde do município, Socorro Martins, e da superintendente do IJF, Riane Azevedo.

Com previsão de conclusão nos próximos seis meses, o projeto continuará sendo executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). A modernização das áreas de tratamento intensivo para pacientes graves do IJF busca garantir o acesso da população a um atendimento de saúde de qualidade. A obra visa reforçar a qualificação do hospital como centro de excelência na proteção da vida de adultos e crianças acolhidos, recebendo até mesmo pacientes de outros estados.

ATENDIMENTOS
Conforme dados da direção do IJF, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Emergência atendeu cerca de 9 mil pacientes. Entre as principais causas de hospitalização, destacam-se fraturas e lesões por quedas, com 2.737 registros. Em seguida, estão as colisões com motocicletas (1.153), aspiração ou ingestão de objetos estranhos (778), intoxicações agudas (554) e queimaduras (509).

REFORÇO NA SEGURANÇA
Diante do recente caso de homicídio no IJF, o governador Elmano de Freitas (PT), em parceria com o prefeito Evandro Leitão (PT), planeja elaborar um plano de segurança para a unidade de saúde. Uma das medidas anunciadas seria a instalação de um sistema de reconhecimento facial no hospital. Na última quarta-feira (5), os gestores se reuniram com os secretários para discutir ações efetivas que garantam a segurança do espaço. O governador revelou que há um reforço no efetivo de pessoal, equipamentos e tecnologia.

No domingo (2) de Carnaval, um homem entrou no hospital durante o horário de visitas e disparou cinco tiros contra um paciente que estava internado na unidade de saúde. Além desse caso, houve outro homicídio ocorrido dentro do IJF, em abril de 2024. Na ocasião, um ex-funcionário da unidade municipal decapitou um trabalhador por ciúmes da ex-companheira.