O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, neste sábado (08), a criação de um grupo especial de investigação para combater ataques de facções contra provedores de internet. A decisão foi tomada em reunião com as forças de segurança do Estado, na sede do governo. A iniciativa ocorre após casos em que criminosos estabeleceram a cobrança de 50% do valor dos serviços prestados a clientes. Em menos de duas semanas, dois veículos da Brisanet foram incendiados por não aceitarem as condições impostas pelas facções. O caso mais recente ocorreu na noite da última quinta-feira (6), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Conforme o governador, os crimes serão solucionados com ação “articulada” e “firme”.
“Nos últimos dias, temos acompanhado e realizado investigações sobre o que tem ocorrido contra alguns provedores e usuários de internet no estado do Ceará. Estamos, em virtude da situação, tomando a decisão de criar um grupo especial de investigação para adotar medidas concretas. Podem ter certeza de que, nessa investigação, prenderemos cada um desses criminosos, que responderão na Justiça pelos crimes praticados. É dessa maneira, com ação articulada e firme, que venceremos o crime no estado do Ceará”, declarou o governador Elmano.
Ver esta publicação no Instagram
Elmano também garantiu que as ações policiais e de investigação serão reforçadas. “A partir de agora, vamos intensificar ainda mais as ações de investigação e atuação da polícia, buscando apresentar esses criminosos à Justiça para que respondam pelos crimes que cometeram. Portanto, um sábado de trabalho para garantir paz e tranquilidade ao povo cearense”, finalizou o governador.
Em relação aos crimes, os envolvidos são suspeitos de integrar organização criminosa, cometer crime contra a incolumidade pública e crime contra a segurança dos meios de comunicação, transporte e serviços.
