Investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de Golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) voltou a questionar a legalidade das investigações que embasaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Pouco antes de apresentar sua defesa ao STF, na quinta-feira (6), Bolsonaro ironizou as acusações, em fala a jornalistas.
“Eu tramei com o Pateta, com o Pato Donald, com o Mickey Mouse, só pode ser isso aí”, disse a jornalistas. O ex-presidente se refere a ter estado nos Estados Unidos quando ocorreram os ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023″, disse.
A fala foi feita no Aeroporto de Brasília. Bolsonaro ainda destacou que não teria “força nenhuma” para executar um Golpe de Estado e negou que os episódios ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023 tivesse relação com a trama golpista. Além de Bolsonaro, militares e aliados foram denunciados pela PGR por tentativa de Golpe de Estado. Na atual etapa, o STF vai julgar se aceita ou não a denúncia oferecida. Caso sim, os denunciados passam a responder a um processo.
DEFESA
A defesa de Bolsonaro alegou ao STF, nesta semana, que o julgamento da denúncia deve ser realizado no plenário do tribunal e não na Primeira Turma, como tramita atualmente. Conforme informações do G1, os advogados do ex-presidente também reclamaram de restrições ao acesso a provas do inquérito e apontaram suposto cerceamento de defesa. A defesa nega, ainda, que o ex-presidente tenha cometido qualquer irregularidade.
