Menu

Iniciado o cadastro do reconhecimento facial para as finais do Campeonato Cearense

Entrada na Arena Castelão para as finais do Campeonato Cearense só será possível com o reconhecimento facial. Foto: Divulgação/ Ascom Etice

O Governo do Ceará, por meio da Empresa de Tecnologia do Ceará (Etice) e da Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte), iniciou nesta sexta-feira (7), o cadastro de reconhecimento facial dos torcedores para os jogos finais do Campeonato Cearense de 2025, que serão disputados nos dias 15 e 22 de março na Arena Castelão. O cadastramento deve ser realizado pelo link https://arenacastelao.info/biometria-facial/.

“Essa é uma medida [reconhecimento facial] pactuada pelo Estado com os clubes, Federação [Cearense de Futebol] e Ministério Público. Nosso objetivo é termos, cada vez mais, um ambiente seguro para as famílias cearenses. Estádio de futebol é lugar de alegria, paz e tranquilidade, não de violência”, citou o governador Elmano de Freitas (PT).

Representantes da Etice, Sesporte, Ministério Público (MPCE), Federação Cearense de Futebol (FCF) e dos clubes cearenses se reuniram na quarta (5) e na quinta-feira (6) para definir os últimos detalhes da implementação do reconhecimento facial na Arena Castelão.

De acordo com a Etice, no momento do cadastro é preciso que o torcedor tenha o rosto limpo, sem óculos escuros, bonés ou quaisquer objetos que dificultem a identificação. As informações colhidas pelo sistema de reconhecimento facial serão automaticamente enviadas aos clubes para serem usadas no ato de compra do ingresso.

“Todo o sistema tecnológico de reconhecimento estará 100% implementado na Arena Castelão na final do Campeonato Cearense, dia 15 de março, de acordo com a determinação do governador Elmano de Freitas. Haverá câmeras de segurança espalhadas no entorno e dentro do Castelão, além das catracas para reconhecimento facial nos locais de acesso”, afirmou Francisco Barbosa, presidente Etice.

Para o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, o mais importante é garantir a segurança dos torcedores. As imagens serão disponibilizadas em banco de dados. “Quem tiver algum registro na sua ficha criminal, por exemplo, será imediatamente identificado. É um ganho social significativo”, disse.

Na próxima segunda-feira (10), Rogério Pinheiro e o presidente da Etice, Francisco Barbosa, concederão entrevista coletiva, às 11h30, na Arena Castelão, sobre o processo de reconhecimento facial.