José Guimarães (PT), deputado federal (PT-CE) e líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, elogiou as últimas duas mudanças que impactam o partido nacionalmente. Com a nomeação de Gleisi Hoffmann (PT-PR) para o cargo de ministra da Secretaria de Relações Institucionais, anunciada no último dia 28, o Partido dos Trabalhadores nomeou o Senador Humberto Costa (PT-PE) para a presidência interina. A liderança ressaltou o companheirismo dos parlamentares, pontuando que ambos estão “preparados para o exercício das funções”. A escolha de Costa foi divulgada nesta sexta-feira (7).
Em nota nas redes sociais, Guimarães, que tem candidatura ao Senado Federal apoiada pelo ministro da Educação Camilo Santana (PT), destacou que o trabalho será conjunto nos próximos meses.
“Como vice-presidente do partido e líder do governo na Câmara dos Deputados, juntamente com o companheiro Humberto e com a companheira Gleisi trabalharemos para realização de um governo de grandes transformações, capaz de construir um futuro próspero e democrático para todas as brasileiras e brasileiros”, complementou Guimarães.
O @ptbrasil acerta na escolha do senador @senadorhumberto, para presidência interina do partido, e o Presidente @LulaOficial na escolha da deputada @gleisi, para o cargo de ministra da Secretaria de Relações Institucionais. São dois companheiros preparados para o exercício das…
— José Guimarães (@guimaraes13PT) March 7, 2025
Com o anúncio do afastamento de Gleisi Hoffmann da presidência, a Comissão Executiva Nacional definiu em reunião, nesta sexta, o nome de Humberto para o comando interino da legenda. Já em julho, o partido realizará o Processo de Eleição Direta (PED) 2025, que irá definir a renovação das direções do partido nas esferas municipal, estadual e nacional.
Segundo o partido, em casos de vacância na presidência, um dos vice-presidentes deve assumir o cargo interinamente. Já Costa reiterou que Gleisi enfrentou um dos períodos mais sensíveis do PT, a exemplo da Lava Jato.
“Não só pelo fato de você ser uma mulher, mas pelo fato de que você, como diz Paulinho da Viola, no temporal, a gente tem que ir navegando devagar, mas com firmeza, né? E você foi muito importante na resistência aos ataques que o PT sofreu”, comentou.
Humberto Costa, um dos cinco atuais vice-presidentes, foi o nome indicado para ocupar o cargo. O senador terá 60 dias para convocar uma reunião interna do Diretório Nacional para confirmar o nome, conforme o estatuto.
Leia também: Lula escolhe Gleisi Hoffmann para substituir Padilha na articulação política
ESCOLHA DE GLEICI
A posse da nova ministra está marcada para a próxima segunda-feira (10). Lula chegou a ser aconselhado por aliados a escolher um nome de partidos do Centrão para fazer a relação com o Congresso, no entanto, não acatou a sugestão e manteve a pasta com o PT. O outro nome cotado era do próprio deputado federal cearense José Guimarães.
Nas redes sociais, Lula comentou a escolha de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais, afirmando que a parlamentar “vem para somar” na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados.
