O Ceará enfrentou o América de Natal-RN, na noite desta quinta-feira (6), no Estádio Presidente Vargas (PV). A partida foi válida pela quinta rodada da Copa do Nordeste. O Alvinegro de Porangabuçu venceu por 1 a 0, com gol de Pedro Raul no primeiro tempo. O Vozão iniciou a partida pressionando o adversário potiguar, tendo em vista que somente a vitória o colocaria no grupo de classificação, o G4.
Em campo, a novidade foi Pedro Raul ter sido escalado como titular do comando de ataque. O Vozão, desde o início, procurou fazer valer a vantagem de ser o mandante e jogar com apoio da torcida alvinegra. Ao mesmo tempo que mostrava agressividade, o Ceará adiantou a marcação, para evitar que o América saísse do campo de defesa.
O time potiguar compactou a defesa, dificultando a entrada dos atacantes do Alvinegro de Porangabuçu, que procuraram marcar antes dos 15 minutos de jogo, mas passaram a tentar chutes de fora da área. Aos 24 minutos, Pedro Henrique sofreu falta, mas ao tentar voltar a campo sentiu dores no joelho e não teve condições de continuar. Ele foi substituído por Fernandinho.
Aos 27, Pedro Raul abriu o marcador. Ele recebeu o passe cruzado do lateral-esquerdo Matheus Bahia e escorou de pé direito, fazendo Vozão 1 a 0. Foi o segundo gol do atacante alvinegro em dois jogos. O meio-campo Villa tenta surpreender o goleiro Bruno Ferreira, do Ceará, ao chutar de longe. Quase conseguia empatar a partida no 32º minuto.
Em cobrança de falta, aos 36, Lucas Mugni cobra falta, o goleiro do América, Gabriel Bernard, toca e a bola bate no travessão. Faltou pouco para o Vozão ampliar o placar. O ataque alvinegro insistia bastante nas jogas de linha de fundo para cruzar em direção à área, porém o primeiro tempo terminou com a vitória por 1 a 0.
ETAPA FINAL
O time visitante voltou a campo com o objetivo de conseguir o empate. Prova disso foi a entrada do atacante Hebert no lugar de Romarinho. Com dois minutos de jogo na etapa final, já tinha conseguido dois escanteios, mas o Vozão se recompôs e voltou a ter o domínio da partida. Aos 7 minutos, Pedro Raul, marcado, cabeceou, mas a bola passou por cima.
Aos 14 minutos, Lourenço viu o goleiro potiguar adiantado e chutou de longe e com perigo. O Ceará permaneceu no ataque, mas preocupado com a ofensividade do América. Antes da metade da etapa final, Sobral foi substituído por Dieguinho e Alejandro Martinez entrou no lugar de Aylon.
No 22º minuto, Lucas Mugni cobrou falta da lateral direita da área adversária e obrigou o goleiro Gabriel Bernard a colocar a bola para escanteio. A 10 minutos do término do jogo, Pedro Raul foi substituído por Guilherme e Lourenço cedeu o lugar a Rômulo.
As mudanças feitas pelo treinador Léo Condé buscaram fazer com que o Ceará voltasse a ter a agressividade da primeira etapa e conseguisse conter o ímpeto da equipe visitante. Aos 39, Matheus Bahia cobrou a falta rápido, Rômulo invadiu a área e chutou com perigo.
O jogo, nos minutos finais, ficou acirrado, mas a defesa do Vozão suportou a pressão americana. Os atacantes tentaram ampliar o marcador, mas não conseguiram. A partida foi encerrada com seis minutos de acréscimo. Ceará 1, América-RN 0. Com a vitória, o Ceará terminou a quinta rodada em terceiro lugar do Grupo B.
No domingo (9), o Ceará enfrenta o Maracanã pela segunda partida das semifinais do Campeonato Cearense. Como venceu a primeira por 3 a 0, o Alvinegro de Porangabuçu pode perder por até dois gols de diferença que terá presença garantida nas finais do Cearensão 2025.
Nesta sexta-feira (7), a diretoria do Ceará entrará com ação na Justiça desportiva para fazer valer o direito de jogar contra o Maracanã na Arena Castelão. Segundo o regulamento, o Vozão tem direito a jogar naquele estádio por ter feito a melhor campanha da competição.
