O Papa Francisco permaneceu sem febre, sempre vigilante, colaborativo com as terapias e orientado, foi o que destacou a Sala de Imprensa da Santa Fé vaticana sobre o estado de saúde do Pontífice, na manhã desta quarta-feira (5). Conforme a equipe, as condições clínicas de Francisco se mantiveram estáveis e não houve “episódios de insuficiência respiratória nem broncoespasmo“.
“O Papa dormiu bem durante a noite e acordou logo depois das 8h”, completou a atualização. O líder máximo da Igreja Católica está internado no Hospital Agostino Gemelli de Roma desde 14 de fevereiro,
Segundo informado, Francisco, nesta manhã, continuou com a terapia e a fisioterapia respiratória e, conforme o planejado, passou da ventilação mecânica não invasiva utilizada durante a noite para a oxigenação de alto fluxo por meio de cânulas nasais. A situação parece estável, porém ainda em um quadro clínico complexo.
SEM NOVAS CRISES
Na última terça-feira (4), na habitual comunicação noturna aos jornalistas, a Sala de Imprensa vaticana informou que “as condições clínicas do Santo Padre se mantiveram estáveis”. Durante o dia, alternou momentos de oração e descanso; e no período da manhã, recebeu a Eucaristia, destacou o órgão de comunicação.
O quadro clínico continua estável também no que diz respeito ao coração, aos rins e aos valores sanguíneos, mas a situação geral permanece complexa, com broncoespasmos que não são inesperados no contexto de uma pneumonia como a do Pontífice.
