Menu

Defesa Civil de Fortaleza registra 630 ocorrências desde o início deste ano

De 1º de janeiro até terça-feira (4), a Defesa Civil (DC) de Fortaleza registrou 630 ocorrências. Em janeiro, foram 173 registros e 380 em fevereiro. Somente nos quatro primeiros dias deste mês, foram recebidos 77 chamados, sendo 38 riscos de desabamento, 17 alagamentos, sete inundações e 12 desabamentos, entre as tipologias mais frequentes.

Todas as pessoas afetadas foram removidas para locais seguros. O Abrigamento Solidário, quando a família retirada é levada para a casa de parentes ou amigos – nesses casos, há entrega de material assistencial para ambas as famílias – está beneficiando sete famílias.

Outra ação é o Programa de Locação Social (PLS), também conhecido como Aluguel Social. Hoje, a folha regular de beneficiários do Aluguel Social da DC atende, mensalmente, 176 famílias.

Medida temporária e de caráter emergencial, o Aluguel Social tem como objetivo dar às famílias o período necessário para poderem fazer a reforma dos imóveis e retornarem aos lares.

Para ter direito, após a vistoria no imóvel e constatado o risco iminente, a equipe faz o cadastramento com a avaliação do perfil socioeconômico da família e, com todos os requisitos cumpridos, ela é incluída na folha de pagamento regular da DC. A família tem um prazo máximo de dois anos para permanecer recebendo o benefício.

De acordo com a necessidade, a DC também distribui material assistencial básico. De 1º de janeiro a 27 de fevereiro, a DC entregou 66 cestas básicas, 34 redes, 39 mantas, 10 colchonetes, 30 sacos de ráfia e 2.925 metros quadrados de lona. Também pode haver a doação de roupas, calçados, material de higiene pessoal e de limpeza geral. A entrega de material é realizada a partir das demandas recebidas.

Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, pelo telefone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão 24 horas, para dar o suporte necessário às demandas da população.