Menu

Carnaval 2025: saiba como foi a folia em Fortaleza

O Ciclo Carnavalesco 2025 de Fortaleza foi marcado pela descentralização dos polos de folia pela cidade. A programação contemplou as 12 regionais da Capital cearense e ocorreu em 20 espaços diferentes espalhados por toda a cidade. Com o tema “A alegria é geral”, a festa de Carnaval aconteceu entre os dias 1º e 4 de março, com atrações pela manhã, tarde e noite. A folia tomou conta da Praça João Gentil, a Gentilândia, Avenida Domingos Olímpio, o Mercado dos Pinhões, o Passeio Público e o Parque Raquel de Queiroz, além do tradicional Bar da Mocinha, o Passeio Público e o Aterro da Praia de Iracema. A festa ainda reuniu uma série de atrações nacionais e artistas cearenses, contando também com blocos de ruas em diversos bairros de Fortaleza.

O primeiro dia de festa, no sábado (1º), foi marcado pelas chuvas, que marcou 174,4 mm na Capital, conforme o levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Apesar do céu nublado e chuvas isoladas, os foliões foram para as ruas e compareceram nos polos carnavalescos. Na Gentilândia, a programação ocorreu durante a tarde, contando com atrações como Marcelo Baima e Banda, Banda Zé de Zefa, Bloco da Vaca de um sapato só, além do tradicional Luxo da Aldeia.

Já na Avenida Domingos Olímpio ocorreram os tradicionais desfiles de grupo de Maracatu. Com a programação se estendendo de tarde e noite, o Mercado dos Pinhões também foi ponto de festa. No Passeio Público, as atividades foram voltadas para o público infantil. A criançada também aproveitou no Parque Raquel de Queiroz, além de ter outras atrações como os cearenses Shirlene Aguiar e Marcos Lessa. O Bloco Num Ispaia Sinão Ienche também deixou a energia lá em cima na Mocinha. No Aterro da Praia de Iracema, o palco recebeu a DJ Priscilla Delgado, Pantico Rocha e Fervo Maresia, além da Nação Zumbi e do cantor cearense Ednardo, que foi homenageado durante o ciclo carnavalesco 2025.

Com o sol à vista, o domingo (2) também contou com a presença de diversos foliões nos mesmos sete polos espalhados por Fortaleza. O palco do Aterro contou com a presença de diversos artistas e ritmos. No domingo, foi a vez do rap entrar em cena, com Dipas, Perimetrurbano, Dom L e Xamã. Já na segunda-feira (3), o principal gênero musical da noite foi o forró, com Vanessa A Cantora, Banda Tropicália, Banda Magníficos, além de contar com a agitação da DJ Lolost. 

A programação encerrou com a folia em todos os polos carnavalescos. O destaque fica para os desfiles de Afoxé e de Escolas de Samba na Avenida Domingos Olímpio. As apresentações de Larissa Leite, Di Ferreira com Bloquinho Di Boa, Gaby Amarantos e Margareth Menezes fecharam a folia na Capital cearense.

A Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) informou que o ciclo carnavalesco deverá impactar mais de 1 milhão de pessoas. Mais de R$ 3,3 milhões foram investidos em artistas locais. O município também projetou a geração de 30 mil empregos, diretos e indiretos, durante o período.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, as lojas de rua e do Centro, além dos shoppings, retornam com seu funcionamento normalmente nesta quarta-feira (5). Durante o período carnavalesco, as lojas funcionaram no sábado (1º), enquanto no domingo, segunda e terça o funcionamento do comércio foi facultativo, com a abertura mediante acordo com o sindicato.