Na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito Evandro Leitão (PT) entregou 10 novas ambulâncias para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Fortaleza. As unidades foram adquiridas e equipadas por meio de recursos do Governo Federal e já começam a operar imediatamente. A iniciativa irá reforçar o atendimento durante o Carnaval 2025, que acontece entre este sábado (1°) e a próxima terça-feira (4).
Conforme pontuou Evandro, o crescimento da frota visa principalmente atender casos de urgência e primeiros socorros. Fortaleza enfrenta período intenso, tanto pela quadra chuvosa, como pelo grande fluxo de pessoas e veículos devido ao ciclo carnavalesco.
“Estamos iniciando um trabalho de reconstrução da saúde de Fortaleza, e essas 10 ambulâncias irão fortalecer, sobretudo, a prevenção, os primeiros socorros e os atendimentos de urgência. Isso é fruto de uma parceria sólida entre nós e o Governo Federal, que viabilizou esses equipamentos, além do Governo do Estado, que também está nos auxiliando na saúde de Fortaleza”, declarou o prefeito.
Ver esta publicação no Instagram
Socorro Martins, secretária da Saúde de Fortaleza (SMS), reiterou a parceria entre as esferas federal, estadual e municipal e destacou que o reforço é essencial para manter a qualidade dos atendimentos do Samu e aumentar a agilidade das ocorrências;
“O essencial é contar com equipamentos adequados às nossas necessidades. Essa integração entre os governos federal, estadual e municipal é fundamental para melhorar a vida da população. Esses veículos serão incorporados à frota do Samu, que já é reconhecido como um dos melhores entre as capitais. Nossa equipe está preparada, e esse novo reforço certamente tornará o serviço ainda mais eficiente”, complementou a titular.
Kitt Rôla, coordenador do Samu Fortaleza, também ressaltou que a renovação da frota é extremamente importante, já que, anteriormente, o sistema contava com uma frota antiga, de quase uma década. “Já tínhamos uma frota desgastada, com sete anos de trabalho ininterrupto, e essa renovação trará muito mais segurança tanto para os profissionais quanto para a população de Fortaleza. O Samu, como a nossa secretária mencionou, é uma referência nacional. Muitos profissionais que implantam o serviço em outras regiões vêm a Fortaleza para conhecer nosso modelo, que hoje é um dos mais reconhecidos do Brasil.”
Atualmente, a estrutura do Samu Fortaleza conta com 29 ambulâncias ativas, 14 bases descentralizadas, uma Central de Regulação 192, uma Central de Serviços e Abastecimento, um Centro de Simulação Clínica Realística, um Núcleo de Educação em Urgências e uma sede administrativa.
Leia também: Chuvas causam alagamento no Frotinha da Messejana e parte do forro desaba
AUSÊNCIA DE DIÁLOGO
Ainda nesta semana, vereadores de Fortaleza acusaram a secretária da Saúde, Socorro Martins, de não os atender sobre demandas tratadas pela pasta. O vereador Adail Jr (PDT), 1º vice-presidente da Câmara de Fortaleza, já havia afirmado que, apesar de ser da base do prefeito Evandro Leitão (PT), fará oposição a Socorro. Na sessão desta última quinta-feira (27), ele voltou a falar sobre o assunto após o vereador Luiz Sérgio (PSB) dizer que foi atendido pela secretária três vezes. Correligionário de Adail, o líder do PDT, Luciano Girão, questionou qual o critério para o atendimento às demandas dos parlamentares.
Segundo Adail, ele já não trataria mais sobre o tema. No entanto, com a fala do pessebista, ele voltou a levar o assunto para a tribuna. Acerca do que comentou Luiz Sérgio, o pedetista questionou a data dos encontros e disse que não mentiu ao afirmar que não foi atendido pela secretária. “Diga na tribuna, para eu ter humildade e vir pedir desculpa. Diga a demanda e se ela atendeu”, pontuou Adail.
