Com chuvas intensas desde a noite de quinta-feira (27), seguindo com fortes precipitações na madrugada desta sexta-feira (28), com ocorrências de raios, além de apagões, alagamentos e trânsito lento, a cidade de Fortaleza registra sua maior chuva do ano, até o momento, com 178.2 mm. O registro é também o maior de todo o Estado do Ceará em precipitações no último intervalo, conforme dados atualizados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A manhã de hoje, véspera de Carnaval, segue com chuvas intensas e céu nublado.
O intervalo considerado pela Funceme vai das 7h de quinta às 7h desta sexta-feira.
De acordo com a Defesa Civil de Fortaleza, frente a alagamentos e apagões, o órgão atendeu 118 ocorrências em apenas 12h. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), agentes de trânsito orientam condutores no trecho da Avenida Presidente Costa e Silva, compreendido entre a Avenida I e a Avenida Juscelino Kubitschek.
Já segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes de chuva podem continuar a superar os 100 mm até este sábado (1° de março), por volta das 10h. Áreas do Ceará, incluindo Fortaleza, estão sob aviso vermelho (grande perigo) para chuvas intensas. Nessas localidades, a população deve ficar atenta aos possíveis transtornos causados pelo alto volume das precipitações e a ocorrência de rajadas de vento, que podem superar os 100 km/h. As chuvas nessas áreas vêm persistindo nos últimos dias, motivadas pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Além disso, o órgão destaca o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. As principais dicas são desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, em caso de enxurrada ou situação similar. Também é recomendado colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em situação de grande perigo confirmada, é precisso procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
Confira os maiores pontos de precipitação de chuvas no Ceará, conforme a Funceme:
- Castelão – Fortaleza, Litoral de Fortaleza – 178.2 mm
- Pici – Fortaleza, Litoral de Fortaleza – 152.4 mm
- Caucaia – Caucaia, Litoral de Fortaleza – 149.8 mm
- Lagoa Funda – Beberibe, Litoral de Fortaleza – 144.8 mm
- Três Bodegas – Icó, Jaguaribana – 130 mm
- Morada Nova – Morada Nova, Jaguaribana – 130 mm
- Maraponga – Fortaleza, Litoral de Fortaleza – 126 mm
- Fazenda Columinjuba – Maranguape, Litoral de Fortaleza – 120 mm
- Beberibe – Beberibe, Litoral de Fortaleza – 120 mm
- Sítio Sapucaia Fagundes – Aquiraz, Litoral de Fortaleza – 118 mm
- Sítio Forquilha – COGERH – Beberibe, Litoral de Fortaleza – 118 mm
- Fundação Maria Nilva (Água Fria) – Fortaleza, Litoral de Fortaleza – 110 mm
PREVISÃO
Conforme a Funceme, o tempo segue favorável para chuvas no Ceará até, pelo menos, este sábado. Os maiores acumulados de precipitação devem ocorrer entre a tarde e noite desta sexta no noroeste e entre a noite e próxima madrugada no sul e faixa litorânea do Estado. Ao longo da tarde e noite desta sexta, a chuva deve ter intensidade variando de moderada a forte em macrorregiões como Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém, Jaguaribana e Maciço de Baturité.
No sábado, as chuvas continuam, mas há indicativo de redução da área com chuva e dos acumulados de chuva, que devem passar a ocorrer de forma mais fraca, principalmente a partir da tarde de sábado.
Em Fortaleza e na Região Metropolitana de Fortaleza, as condições seguem favoráveis para chuvas ao longo do dia, com intensidade variando de fraca a moderada, ocasionalmente forte. Para sábado e domingo (2), as chuvas devem se concentrar pela madrugada e manhã, diminuindo os acumulados a partir do período da tarde.
Conforme a Funceme, a intensificação das precipitações está relacionada à aproximação da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no estado entre fevereiro e maio. Atualmente posicionada na linha do equador, a ZCIT deve se deslocar em direção ao Ceará entre quinta e sexta-feira, favorecendo a continuidade das chuvas.
