O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), concedeu entrevista exclusiva ao colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, nesta sexta-feira (28). Na ocasião, ele fala sobre a chuva registrada na cidade entre esta quinta-feira (27) e o início de sexta-feira (28), maior do ano, com 178.2 mm. Conforme o gestor municipal, a Prefeitura está monitorando 30 locais que necessitam de uma “proteção maior” para mitigar as consequências negativas que as precipitações trazem à parte da população.
De acordo com Evandro, o monitoramento desses locais vem sendo realizado por profissionais da gestão, como a equipe de Defesa Civil e da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
O prefeito destacou que, desde que assumiu o Executivo municipal, tem trabalhado na limpeza dos mananciais da cidade, como canais e riachos. “No sentido de que, quando o inverno chegasse, a gente pudesse ter uma condição em que a população mais vulnerável não sofresse tanto”, disse. Ele reconheceu, no entanto, que em precipitações como a registrada nas últimas 24h, a população é “bastante” afetada pelas chuvas.
Questionado sobre como sua gestão recebeu a cidade em relação à situação dos mananciais, o petista afirmou que eles estavam em uma “situação degradante”, sem drenagem, sem limpeza e, alguns, sem esgotamento sanitário. “Condições subumanas para a população”, disse. Foram visitadas mais de 100 áreas de risco nos primeiros dois meses da gestão. Ele destacou como será o trabalho do Executivo neste ponto.
“Estamos fazendo aquilo no que diz respeito à Prefeitura, limpeza e drenagem. A limpeza já estamos fazendo e a drenagem estamos colocando como prioridade para que a gente possa, ainda neste primeiro semestre, iniciar”, completou.
CHUVA EM FORTALEZA
Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o registro de 178.2 mm de precipitações foi, até o momento, o maior deste ano de 2025 na capital cearense. Na cidade, também houve ocorrências de raios e apagões. De acordo com a Defesa Civil de Fortaleza, frente a alagamentos e apagões, o órgão atendeu 118 ocorrências em apenas 12h. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), agentes de trânsito orientam condutores no trecho da Avenida Presidente Costa e Silva, compreendido entre a Avenida I e a Avenida Juscelino Kubitschek.
