Uma parte do acervo de esculturas sacras das igrejas de Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora dos Navegantes está sendo restaurada pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). A ação integra o módulo prático do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis – Esculturas, cujas aulas tiveram início no dia 3 de deste mês. A formação visa ensinar métodos e procedimentos básicos de conservação e restauração de bens escultóricos.
Ao todo, 15 alunos estão aplicando os conhecimentos práticos do curso com a supervisão de profissionais de conservação e restauração. Estão sendo restauradas cinco esculturas feitas com gesso e/ou madeira que representam Santa Teresinha, Santa Catarina Labouré, São Francisco de Assis, Jesus no Horto com o anjo e São João Batista, esta última com cerca de 100 anos, enquanto as demais possuem aproximadamente 50 anos, segundo pesquisas preliminares feitas pelas paróquias. Algumas esculturas têm mais de um metro de altura. O trabalho será concluído em meados de março.
A EAOTPS
A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O equipamento atua na área da Educação Patrimonial, promovendo há mais de 20 anos cursos de Conservação e Restauração e de Ofícios Tradicionais, entre outras atividades.
SERVIÇO:
Conservação e restauração de esculturas sacras das igrejas de Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora dos Navegantes
Período: até 12 de março, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h15
Local: sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Avenida Francisco Sá, 1801, Jacarecanga)
