Menu

Sessão solene na Assembleia Legislativa celebra o 45º aniversário do PT

Deputado estadual De Assis Diniz ressaltou que o PT nasceu para combater o regime da ditadura militar, que durante 21 anos assassinou, torturou, sequestrou e oprimiu o povo brasileiro Foto: José Leomar/ Alece

Os 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) foi celebrado na tarde desta segunda-feira (24), durante sessão solene, no Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa (Alece).

O evento foi solicitado pelo deputado De Assis Diniz (PT) e recebeu o apoio dos demais membros da bancada do partido no parlamento estadual.

Na justificativa da proposta, De Assis Diniz destacou a importância histórica do partido na defesa da democracia. “O PT surgiu como uma esperança de mudança social para resgatar a democracia no Brasil“, afirmou o parlamentar, relembrando a fundação do partido, em 10 de fevereiro de 1980, em reunião no Colégio Sion, em São Paulo.

O deputado também ressalta o papel de figuras históricas na fundação da legenda.

Luiz Inácio Lula da Silva era um dos principais líderes, com figuras como Jacó Bittar e Olívio Dutra. O PT nasceu para combater o detestável regime da ditadura militar, que durante 21 anos assassinou, torturou, sequestrou e oprimiu o povo brasileiro“, salientou De Assis Diniz.

O parlamentar recorda que os primeiros documentos da agremiação, forjados em discussões promovidas por núcleos de militantes organizados, reivindicavam mais empregos, habitação, educação, saúde, reforma agrária, o fim da carestia e outros avanços sociais. “Além da importância da política na construção de uma nova sociedade mais justa e igualitária“, reforça o deputado.

A sessão solene reuniu autoridades, militantes, simpatizantes do Partido dos Trabalhadores e representantes de movimentos sociais e sindicais que contribuíram para a trajetória do PT ao longo dos seus 45 anos de história.