Menu

Nova rota marítima ligará Porto do Pecém à China em 30 dias

Pote de ouro da economia cearense, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) terá uma nova rota marítima que vai ligar o Ceará à China. A novidade foi dada pelo presidente do Complexo, Max Quintino, durante almoço realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza) nesta segunda-feira (24). Segundo Quintino, o translado dos produtos entre os dois países deve diminuir em pelo menos 30 dias. Anteriormente, os navios demoravam, em média, 60 dias para chegar do país asiático ao Ceará. 

O impacto na movimentação deve ser de 10% da atual, já que as embarcações chinesas trarão pelo menos 1.200 contêineres por semana.

Como explicou o presidente, o navio sairá da China, passará pelo Canal do Panamá, na América Central, e chegará ao Porto do Pecém, no Ceará. Do terminal cearense, os produtos irão para outros portos, como o de Suape, em Pernambuco, o de Salvador, na Bahia, e o de Santos, em São Paulo. Do terminal paulista, a embarcação voltará à China pelo Cabo da Boa Esperança.

O Porto do Pecém contava com sete serviços – rotas marítimas – para dentro do continente e três a longo curso, internacionais, sendo um para os Estados Unidos e dois para a Europa. Com a nova rota chinesa, o Complexo agora conta com 10 serviços no total, sendo quatro internacionais. “Passamos por uma fase de teste na segunda quinzena de janeiro e foi muito positivo”, explicou.

Antes, para os produtos chineses chegarem ao Ceará, o navio precisava ir direto para Santos e, de lá, partia em direção a outros portos.