Menu

Governo do Ceará antecipa pagamento de fevereiro para 180 mil servidores estaduais

Ainda neste mês, o chefe do Executivo Estadual também anunciou reajuste salarial de 5,83% a todos os servidores públicos. Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na manhã desta segunda-feira (24), por meio de suas redes sociais, que o pagamento do salário para 180 mil servidores públicos ativos, inativos e pensionistas, referente ao mês de fevereiro de 2025, será antecipado e realizado na próxima sexta-feira (28).

“A semana já começa com uma excelente notícia para os servidores. Eles já podem se preparar para pular o Carnaval ou descansar com dinheiro no bolso. O trabalho não para, por mais conquistas para os cearenses”, declarou o governador Elmano de Freitas.

Ainda neste mês, o chefe do Executivo Estadual também anunciou reajuste salarial de 5,83% a todos os servidores públicos. A medida será de 4,83% retroativo a janeiro e mais 1 ponto percentual a partir de setembro, representando ganho real acima da inflação.A determinação seguiu para aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para sua implementação.

REAJUSTE

O reajuste de 5,83% para o salário dos servidores estaduais indica um incremento de mais de R$ 820 milhões no orçamento estadual. O valor também inclui o retroativo de 4,83% referente ao mês de janeiro, garantindo a recomposição salarial dos servidores, com ganho acima da inflação. Anteriormente, o governador também havia feito o reajuste no salário de 6,27% no salário dos professores. Com os dois ajustes nos salários, o incremento total será de R$ 1,1 bilhão.

“Apostamos na negociação, quero aqui reconhecer a capacidade desse sindicato, dessas lideranças, de reivindicar, de lutar pelos direitos dos nossos servidores e, ao mesmo tempo, a capacidade de dialogar e buscar encontrar caminhos para fazer avançar e a valorizar os nossos servidores e servidoras”, destacou o governador Elmano.

O reajuste vem após grande pressão de movimentos sociais e sindicatos. Uma delas é a dos professores estaduais. Na última sexta-feira (21), servidores, coletivos e sindicalistas estiveram reunidos em frente ao Palácio da Abolição, diante do anúncio feito anteriormente por Elmano. A exigência era de um índice mínimo de 6,4%

“Um direito fundamental foi respeitado: a lei da data-base, e garantimos os retroativos do reajuste linear de 4,83%. Através da nossa mobilização, ampliamos esse valor com um acréscimo de 1% a partir de setembro, mês também conquistado por nossa luta. Cada passo à frente, contanto que seja à frente, é a prova de que a luta vale a pena. Celebrar essas vitórias é alimentar nossa organização e nos mover para ampliá-las ainda mais”, ressaltou a Seção Sindical do ANDES na UECE, em nota nas redes sociais.

A medida deve impactar cerca de 180 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. A decisão se deu a partir do diálogo do governador com o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC).