Menu

Evandro se reúne com representantes sindicais de servidores, que reivindicam reajuste de 12,84% 

Nesta segunda-feira (24), a reunião ocorreu no Paço Municipal. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), se reuniu nesta segunda-feira (24) com representantes sindicais de servidores da Capital. O gestor recebeu os sindicatos no Paço Municipal. Os profissionais têm como principais reivindicações o reajuste salarial de 12,84%, o vale-alimentação de R$ 20, e atualização no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Segundo a Prefeitura, a reunião serviu como uma apresentação das demandas da categoria. O desfecho fica para uma próxima rodada de negociação com os servidores, que ocorre “logo após o Carnaval”.

Na ocasião, estiveram presentes representações como o Sindifam, Sindiurb, Sigmec, Sinace, Sindifort, Frente sindical, União sindical, Sindisaúde, Sindiodonto e Sasec.

Além dos representantes, marcaram presença a deputada estadual Larissa Gaspar (PT) e o vereador de Fortaleza, Gabriel Biologia (Psol). Segundo o parlamentar municipal, uma nova reunião já estaria marcada. “Tivemos um bom diálogo e marcamos uma nova reunião para em breve termos uma perspectiva mais concreta para as demandas”, escreveu. O legislador atua na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) como independente.

Na última semana, representantes do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort) afirmaram que as negociações com o prefeito Evandro não haviam avançado. “Nossa data-base é 1º de janeiro. Desde o dia 13 de janeiro que entregamos nossa pauta. Foi prometida uma resposta no dia 3 de fevereiro, que foi adiada para o dia 10 e a indefinição segue até agora”, diz. O sindicato, apesar de reconhecer a “dificuldade econômica” da gestão, afirma que o chefe do Executivo precisa entender “que quem faz os serviços públicos funcionarem são os servidores”.

“Não há como cuidar da cidade sem valorizar o funcionalismo. Temos aproximadamente 12% de perdas salariais dos últimos quatro anos. Por isso, cobramos 12,84% de reajuste salarial”, destacou.

Na última quinta-feira (20), representantes do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estiveram na CMFor, onde se reuniram com uma comissão formada por parlamentares. Na ocasião, o líder do Governo, o vereador Bruno Mesquita (PSD), garantiu que os servidores seriam recebidos pelo prefeito, como ocorreu nesta segunda. Mesquita também estava presente no Paço.