Aproximar a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ainda mais, da população. A proposta é uma das metas assumidas pelo deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB) à frente casa. Presidente da Alece para o biênio 2025-2026, Aldigueri afirmou que seu desejo é que os 9 milhões de cearenses apropriem-se da Assembleia como a Casa do Povo”. A declaração foi dada em entrevista ao programa Conexão Alece.
“Somos 46 deputados, cada um com sua matiz partidária, mas legitimamente representando quem nos elegeu e colocando seu tijolinho na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, explica Aldigueri, que convidou a população para acompanhar, de perto, o trabalho dos parlamentares da Casa.
A aproximação planejada pelo novo presidente do parlamento também se dá em outras frentes. O deputado quer avançar em projetos que trazem a população, literalmente, para dentro da Assembleia e em outros, que levam o parlamento para mais próximo da população, uma das marcas da gestão do petista Evandro Leitão, atual prefeito de Fortaleza e aliado do pessebista.
O “Ceará de Valores” é uma das ações já anunciadas pelo presidente da Alece. O projeto, atualmente em desenvolvimento, será implantado na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), braço de formação da Assembleia, com ações de capacitação, sobretudo na área de tecnologia. O público-alvo são os jovens.
“Temos esse foco especial na juventude, e a ideia é colocar mesmo essa turma para pensar em seus direitos e deveres, trabalhando já de agora seu futuro”, explicou Aldigueri.
“Temos excelentes referências em nosso Estado, com artistas, esportistas, empresários, jornalistas, educadores, ambientalistas, pessoas com excelentes histórias que inspiram e fortalecem o nosso Estado como um todo. Dentro disso, queremos construir pontes e possibilitar o diálogo, oferecendo oportunidades para nossos jovens”, detalhou o presidente da Alece. Para o deputado, a ação contribui para um esforço conjunto para reduzir os números da violência no Estado. Dar oportunidade a jovens é uma forma de mantê-los distante do assédio de grupos criminosos.
CAUSAS
Duas causas estão na pauta do dia de Romeu Aldigueri. Uma delas é reforçar o trabalho na Alece no combate à violência contra a mulher e no fortalecimento dos direitos desse segmento. “Já temos um órgão muito atuante e que estendeu seu atendimento em quase todos os municípios do Ceará, que é a Procuradoria Especial da Mulher, e agora estamos trabalhando para instalar uma comissão temática permanente, além de provocarmos uma força-tarefa para dar celeridade na tramitação de projetos de indicação e lei com essa temática, para que consigamos aprovar todos no mês de março”, explicou.
A ideia de criar uma Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher foi articulada com a primeira-dama da Alece, a petista Tainah Marinho, e as deputadas da Casa.
Outra causa forte deve ser a pauta ambiental. “Sobre a pauta ambiental, fui do Ibama, da Semace, participei da criação de parques ecológicos, como o de Jericoacoara, e estou muito preocupado com o que estamos vivendo. Os desastres climáticos estão aí e é preciso agir”, adiantou Aldigueri.
TRAJETÓRIA
Deputado estadual pelo PSB, Romeu Aldigueri tem no currículo o comando de órgãos públicos importantes e gestão no Poder Executivo. Foi prefeito de Granja, onde se destacou em áreas como a saúde pública. Advogado e especialista em Direito Ambiental, foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, sendo escolhido presidente regional do Ibama no Nordeste Brasileiro. Também foi superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), de 2003 a 2006. Na Alece, Aldigueri foi um importante aliado o governador Elmano de Freitas. Ainda filiado ao PDT, foi o líder do governo na casa.
