A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), pretende planejar e executar ações preventivas e corretivas para minimizar os impactos das chuvas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME). O Comitê para Atendimento das Demandas da Quadra Chuvosa atuará até 31 de maio deste ano com ações de monitoramento das condições estruturais das escolas, em articulação com órgãos municipais para medidas emergenciais. A ideia é promover protocolos de segurança para alunos e profissionais da educação.
Além disso, campanhas de conscientização e capacitação serão realizadas junto à comunidade escolar, com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e resposta rápida a eventuais ocorrências.
“A segurança da nossa comunidade escolar é prioridade. O comitê realizará um trabalho integrado e ágil para reduzir os impactos da quadra chuvosa e manter a continuidade das atividades escolares“, destacou Idilvan Alencar (PDT), secretário Municipal da Educação.
Relatórios periódicos serão emitidos para acompanhar as ações desenvolvidas e os resultados obtidos. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a proteção da comunidade escolar, garantindo um ambiente seguro para todos. No início de janeiro, o prefeito Evandro Leitão (PT) liberou o repasse de recursos emergenciais do Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), destinado a todas as unidades escolares para ações de contingência da quadra chuvosa. O valor investido ultrapassa os R$ 6,3 milhões.
PROTOCOLO DE RISCOS
Além da criação do Comitê de Atendimento às Demandas da Quadra Chuvosa, a SME anunciou a implementação do Protocolo de Riscos e Intenções. A iniciativa pretende identificar, de forma ágil, as necessidades das unidades escolares decorrentes do período chuvoso, bem como as expectativas da comunidade escolar quanto a melhorias na infraestrutura.
“O protocolo vai nos ajudar a identificar com mais rapidez os danos causados pelas chuvas nas escolas e, assim, agir de forma eficiente para solucionar as demandas“, destacou o titular da Educação, Idilvan Alencar.
