Menu

PCCE apreende bens e bloqueia contas de CACs suspeitos de venda de armas e munições a grupos criminosos

Com um efetivo de 25 equipes, a ação, além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. Foto: Divulgação/ Ascom SSPDS

Nas primeiras horas desta quinta-feira (20), a Polícia Civil (PCCE) deflagrou Operação Nefaris Armis, em Caucaia e Fortaleza. Com um efetivo de 25 equipes, a ação, além das prisões, teve como meta apreender veículos e armas. As equipes cumpriram quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

As investigações apontam que alguns dos investigados possuem certificados de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC). De posse do documento, eles adquirem armas e munições, porém comercializam esse material para integrantes de facção criminosas que atuam no Ceará, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Um dos mandados de prisão foi cumprido em um presídio contra um detento de 26 anos. Ele foi preso pela participação no homicídio cometido contra um homem, em julho do ano passado, no bairro Marechal Rondon, no distrito de Jurema, em Caucaia. A Delegacia Metropolitana de Caucaia está à frente das investigações, iniciadas em 2023.

Na época dessa prisão, foram apreendidos uma arma e um aparelho celular, dando início às investigações de fornecimento de armas e munições para grupos criminosos.

O objetivo da operação desta quinta-feira foi apreender bens, como carros e motos, além do bloqueio de contas bancárias visando a asfixia financeira do grupo. Além do homem que já se encontrava preso, outros três homens, um com 26 anos, e dois com 36, foram capturados. Um deles possui certificado de Colecionador, Caçador, Atirador (CAC).