Menu

Com risco de chuvas intensas, Fortaleza registra 63 mm nesta quinta-feira (20)

Fortaleza registrou 98,4 milímetros na quarta-feira (19), com chuvas intensas até por volta das 10 horas, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão era de fortes chuvas até a manhã desta quinta-feira (20), que já registra 63,4 milímetros, no bairro Casa e Pesca, e 60,6 em Messejana. Ainda segundo a Funceme, a probabilidade de chuvas mais intensas na capital cearense é de 41% a 70% até às 12 horas.

Na madrugada de quinta, Fortaleza registrou a menor temperatura do ano, com 21,6 °C, conforme informou a Funceme.

Já em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que registrou o maior pico de precipitações no estado do Ceará, com 172,4 milímetros na terça-feira (18), conforme a última atualização da Funceme, foram 82 mm desde a madrugada de quarta. Nesse mesmo dia, o município registrou a terceira maior chuva da História, até então, a segunda maior havia sido há 14 anos, em 2011.  O Ceará segue com condições para chuvas.

NO CEARÁ

Ainda segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os dois municípios estão entre os que seguem, até às 11 horas desta sexta (21), com risco potencial de chuvas intensas. Com precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), há também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Enel Distribuição Ceará informou que mais de 63 mil descargas atmosféricas (raios) foram registradas no Estado somente este ano. As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas no Ceará.

Nesta quinta (20), a faixa litorânea apresentou condições para os principais acumulados no período da madrugada e manhã. A Funceme confirmou o prognóstico feito que mostrava tendência de continuidade das chuvas, especialmente no Centro-Norte, que teve intensidade moderada ao longo do dia. Já no Centro-Sul, foram registradas precipitações isoladas.

Para sexta-feira, a expectativa é de que as chuvas mais intensas ainda se concentrem no Centro-Norte do Estado. No entanto, a partir de sábado, espera-se um predomínio de estabilidade atmosférica em todo o Ceará.