Menu

Adriana Almeida toma posse como procuradora especial da mulher da Câmara de Fortaleza

Vereadora de Fortaleza, Adriana Almeida. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A vereadora Adriana Almeida (PT) tomou posse nesta quinta-feira (20) como procuradora especial da mulher na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Na ocasião, em sessão solene, estiveram presentes mulheres da política cearense que contribuíram e contribuem para as políticas voltadas ao combate à violência de gênero, à inclusão e à igualdade de gênero. A parlamentar da capital cearense vai chefiar a Procuradoria no biênio 2025/2026. Nesta quarta-feira (19), 40 parlamentares aprovaram Projeto de Lei Complementar (PLC) para o órgão ser comandado por uma vereadoraEm sua fala, Adriana disse estar vivendo um “misto de emoções” e “muito orgulho” pelo momento.

Em seu pronunciamento, a petista destacou que, dentro da Procuradoria, vai buscar construir, junto às vereadoras e vereadores, propostas que possam defender “cada vez mais” a vida das mulheres de Fortaleza. Além disso, um outro objetivo do órgão é “estar junto às vereadoras”. “Temos papel especial também de dar as mãos e estar juntos às vereadoras”, disse. Ela ainda destacou que a Procuradoria será “mais um equipamento” a favor das mulheres, visando acolhimento e orientação.

“Por todas essas mulheres que infelizmente ainda são vítimas de violência e feminicídio, que a gente precisa se organizar, dar força e voz e tentar combater, de todas as formas, a violência”, afirmou.

Também em sua fala, a vereadora destacou o trabalho do prefeito Evandro Leitão (PT) em levar as políticas públicas para a periferia, e disse que também tem o objetivo de levar a Procuradoria para os bairros mais vulneráveis. “Temos um prefeito que está junto do povo e está mostrando que é possível mudar a vida do povo das periferias. Vamos seguir o exemplo de Evandro”, afirmou.

Dentre as lideranças que estavam presentes, destacam-se a senadora Augusta Brito (PT), criadora da Procuradoria Especial das Mulheres da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece); a deputada estadual licenciada e atual secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes (PSB), ex-procuradora das mulheres na Assembleia; e a deputada estadual Juliana Lucena (PT), atual procuradora do órgão no Legislativo estadual. À Juliana, Adriana Almeida afirmou que será feita uma “parceira muito grande”, com o objetivo de unir as Procuradorias.

Também marcaram presença a deputada estadual Larissa Gaspar (PT), a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), e a primeira-dama da Capital, Cristiane Leitão.