O governador Elmano de Freitas (PT) vai anunciar nesta quinta-feira (20) um plano de metas para a segurança pública. No âmbito do programa Ceará Contra o Crime, o anúncio ocorre às 11h, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O Metas Integradas de Segurança Pública (Misp) inclui redução dos índices de criminalidade e gratificação aos profissionais das Forças de Segurança do Estado pelos objetivos alcançados.
Também deverão participar do anúncio o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e os chefes das vinculadas da Pasta, como Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
“MUITO INSATISFEITO” COM A SEGURANÇA PÚBLICA
No início dos trabalhos legislativos do ano, no dia 3 de fevereiro, o governador participou da abertura dos trabalhos e apontou dificuldades enfrentadas na área da segurança pública, ao divulgar a mensagem de Governo para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Na ocasião, apesar de destacar avanços alcançados por sua gestão, o Chefe do Executivo estadual não mediu palavras e se mostrou “muito insatisfeito” com a questão da segurança pública.
“Temos um balanço muito positivo até aqui, com desafios ainda muito importantes. Um deles é o da segurança pública, que eu ainda estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, então exige de nós muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que o nosso povo reclama”, afirmou.
Conforme o painel dinâmico de estatísticas da SSPDS, o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que correspondem a homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, cresceu 10,1% em um ano, saindo de 2.970 em 2023 para 3.272 no ano passado.
