Menu

Prefeitura quer parceria com catadores de áreas mais afetadas por descarte irregular de resíduos

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), se reuniu com o seu secretariado nesta quarta-feira (19) com o objetivo de discutir estratégias de ampliação e fortalecimento das ações de limpeza urbana em Fortaleza. Dentre as principais ações apresentadas, destacam-se iniciativas de conscientização da população, por meio de campanhas de comunicação, e a formação de parcerias com catadores e associações das áreas mais afetadas pelo descarte irregular de resíduos.

Para a quadra chuvosa, que ocorre no Ceará entre os meses de fevereiro e abril, existe a preocupação com o risco de alagamento e inundações nas vias da cidade. Conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade registrou 98,4 mm entre as 7h de terça-feira e às 7h desta quarta-feira (19). Já durante esta quarta, a cidade registrou pontos de alagamento por conta das precipitações.

Leia mais | Com quadra chuvosa, mutirão de limpeza chega a 100 canais limpos em Fortaleza

Segundo o prefeito, a principal meta é entregar “resultados concretos” para a população da Capital. “Estamos investindo na limpeza da cidade e, ao mesmo tempo, queremos sensibilizar os moradores das regiões com maior acúmulo de lixo para colaborarem na manutenção da limpeza. Vamos envolver e engajar catadores e associações das próprias regionais nessa iniciativa, para que tenham o sentimento de pertencimento”, disse.

“Além disso, vamos reforçar a fiscalização dos grandes geradores de resíduos e aqueles que fazem descarte irregular”, completou Evandro.

O petista destacou a importância do fortalecimento das Secretarias Executivas Regionais (SER) para uma atuação mais ágil e eficiente na zeladoria urbana. O projeto da reforma administrativa da sua gestão, segundo a Prefeitura, deve ser apreciado pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) “em breve”. De acordo com o gestor, as Regionais poderão realizar serviços como limpeza, poda de árvores, manutenção da sinalização e intervenções pontuais de recuperação asfáltica. “As regionais já sabem os pontos mais críticos de lixo em suas áreas de atuação e vamos intensificar as ações nesses pontos”, explicou.

Também presente na reunião, a vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD) ressaltou a importância do engajamento da comunidade na iniciativa. “Queremos envolver a população por meio de ações educativas e também estudar formas de reconhecimento para os bairros que mais se dedicarem à manutenção da limpeza urbana. O prefeito que, no primeiro dia de mandato, extinguiu a Taxa do Lixo, será o mesmo que deixará Fortaleza mais limpa”, afirmou.

A reunião contou com a presença de secretários e representantes de órgãos como Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor), Secretaria Municipal de Governo (Segov), além da Vice-Prefeitura, das pastas de Relações Comunitárias, Articulação Política, Chefia de Gabinete e das 12 Secretarias Regionais.