Com a intensificação da quadra chuvosa em Fortaleza, a manhã desta quarta-feira (19) foi marcada por chuvas fortes, trovoadas e muitos alagamentos nas regionais da capital cearense. Com chuvas até por volta das 10h da manhã, o trânsito também apresentou lentidão nas principais avenidas de Fortaleza. Pelo menos 30 semáforos tiveram problemas. A Defesa Civil da Capital também identificou dois riscos de desabamento nos bairros Centro e Carlito Pamplona, onde o imóvel, que estava desocupado, foi interditado.
Conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade registrou 98,4 milímetros entre às 7 horas de terça-feira e às 7 desta quarta-feira (19). No intervalo, mais de 100 cidades registraram precipitações, com destaque para Aquiraz (172,4 mm), Pindoretama (145 mm), Cascavel (105 mm), Fortaleza (98,4 mm), Eusébio (83 mm), Cascavel (80 mm), Maranguape (73 mm), Paracuru (73 mm) e São Gonçalo do Amarante (71 mm).
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Fortaleza está entre os municípios do Ceará que estão em alerta para chuvas intensas. As precipitações podem chegar a 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), até esta quinta-feira (20). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. No Estado do Ceará, todas as macrorregiões, exceto o Sul Cearense, contam com previsão de perigo com as fortes chuvas.
ALAGAMENTOS
Com o intuito de diminuir os riscos de alagamento em Fortaleza, o mutirão da Prefeitura, iniciado ainda em janeiro deste ano, já alcançou quase dois terços da meta, com 100 pontos limpos ou que estão recebendo serviços de limpeza. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Defesa Civil e as Regionais. O trabalho segue em andamento nas 12 Regionais, como parte das medidas de prevenção para a quadra chuvosa. O objetivo é chegar aos 153 canais existentes na cidade.
Entre os locais que já receberam a limpeza especializada estão o canal da comunidade Maravilha, canal do Mondubim, canal Jardim Violeta, açude João Lopes e o Lago Jacarey, pontos onde os serviços já foram concluídos
RAIOS
A Enel Distribuição Ceará informou que mais de 63 mil descargas atmosféricas (raios) foram registradas no Estado somente este ano. As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas no Ceará. As cidades mais atingidas, até o momento, foram Santa Quitéria (3.161), Granja (3.071), Crato (2.114), Sobral (1.386) e Aurora (1.201). Já o Cariri Cearense (14.537), Sertão de Crateús (9.168) e Sertão de Sobral (6.150) foram as macrorregiões com maior número de registros em 2025.
No ano passado, a companhia registrou 275.624 em todo o Estado. As cidades mais atingidas em 2024 foram Granja (9.456), Santa Quitéria (9.167), Aurora (6.206), Jaguaretama (5.353) e Cariús (5.309).
CUIDADOS DENTRO DE CASA:
• Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico, etc.;
• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evitar consertos de instalações elétricas;
• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
CUIDADOS FORA DE CASA:
• Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
SERVIÇO:
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e X (antigo Twitter) (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento, por meio do telefone gratuito 0800 285 0196.
