Entre às 7h da última terça-feira (18) e 7h desta quarta-feira (19), o município de Aquiraz registrou chuva de 172,4 mm, o terceiro maior da série histórica da cidade. Até então, a segunda maior havia ocorrido em 2011, há 14 anos. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, o fenômeno é favorecido por na região está localizada a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
O prefeito do Município, Bruno Gonçalves (PRD), esteve no açude próximo à rodoviária do centro da cidade, e pontuou que já acionou outras entidades para resolver o problema do alagamento que deixou a via intransitável.
“Está tudo alagado, chuva grande, fora do normal, nesta madrugada de ontem para hoje. Já acionei a Secretaria de Obras e Serviços Públicos para que a gente possa identificar possíveis pontos de obstrução. Infelizmente é mais água caindo do que consegue passar pelas manilhas (do açude). Estamos aqui, atentos, vamos ficar aqui para resolver o problema, esperamos baixar um pouquinho para que possamos resolver o problema quanto antes e liberar a rodoviária”, pontuou o chefe do Executivo, em vídeo no local, postado em suas redes sociais
O Litoral de Fortaleza registrou os maiores acumulados de precipitação em todo o Estado do Ceará, incluindo Aquiraz, no último intervalo.
Ver esta publicação no Instagram
CHUVAS NO CEARÁ
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Aquiraz está entre os municípios do Ceará que estão em alerta para chuvas intensas, que podem chegar a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ter ventos intensos (60-100 km/h). O alerta vale para até esta quinta-feira (20), pelo menos. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas também é previsto. Todas as macro-regiões, exceto o Sul Cearense, contam com previsão de perigo com as fortes chuvas.
Confira os principais picos de fortes chuvas no Ceará em mm:
- Pindoretama (SEDE): 145 mm
- Cascavel (SEDE): 105 mm
- Fortaleza (CASTELÃO): 98,4 mm
- Fortaleza (FUND. MARIA NILVA): 90 mm
- Eusébio (SEDE): 83 mm
- Maranguape (FAZ. COLUMINJUBA): 73 mm
- Paracuru (SEDE): 73 mm
- São Gonçalo do Amarante (CROATÁ): 71 mm
- Iracema (Posto: EMA): 69 mm
