O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), anunciou na sessão desta quarta-feira (29) os líderes e vice-líderes das nove bancadas da Casa para o biênio 2025-2026. Ainda no mesmo dia, a partir das 15h, será realizada a primeira reunião da Mesa Diretora, que vai contar com a participação do Colégio de Líderes. Além das lideranças das legendas e blocos partidários, também foram oficializados os líderes do governador Elmano de Freitas (PT) na Casa.
A indicação da liderança do MDB é a única que segue pendente. O presidente pediu aos deputados Davi de Raimundão e Daniel Oliveira que, se possível, formalizem a indicação quanto antes, visando garantir a composição completa na reunião do Colégio de Líderes. Agenor Neto, na posição de vice-líder do Governo, não poderia assumir a liderança do seu partido.
Na Alece, existem dois blocos partidários. O primeiro, composto por PT, PCdoB, PSD e Avante, já existia no biênio anterior, mas teve a adição do Avante. O bloco é o maior da Casa, com 14 parlamentares. Já o outro grupo foi criado nesse biênio, composto por PSB, PSDB e Cidadania. A Federação PSDB/Cidadania compunha, no primeiro biênio da atual Legislatura, o bloco liderado pelo PT, mas saiu da composição para se juntar à bancada recém-criada do PSB.
Confira as composições
- PT-PCdoB-PSD-Avante: Missias do MST (PT) líder; e Nizo Costa (PT) e Stuart Castro (Avante) vice-líderes;
- PSB-PSDB-Cidadania: Marcos Sobreira (PSB) líder; e Sérgio Aguiar (PSB) e Guilherme Bismarck (PSB) vice-líderes;
- PDT: Cláudio Pinho líder e Lucinildo Frota vice-líder;
- União Brasil: Sargento Reginauro líder e Heitor Férrer vice-líder;
- MDB: partido ainda não anunciou;
- PL: Dra. Silvana líder e Alcides Fernandes vice-líder;
- PP: Leonardo Pinheiro líder e Almir Bié vice-líder;
- Republicanos: Apóstolo Luiz Henrique líder e David Durand vice-líder;
- Psol: Renato Roseno líder.
Já na liderança de Governo, foram oficializados os nomes dos deputados Guilherme Sampaio (PT) como líder; e Guilherme Landim (PSB) e Agenor Neto (MDB) na condição de vice-líderes.
COMISSÃO PARA DEFESA DAS MULHERES
Também durante a sessão, Aldigueri mencionou a possibilidade de a criação de uma Comissão permanente que trate sobre políticas para as mulheres. A hipótese vai ser discutida na reunião desta quarta. “Isso foi acordado num café da manhã que tivemos com as senhoras deputadas, tendo em vista que hoje é uma política de Estado. Nós temos o Ministério das Mulheres, a Secretaria das Mulheres, que foi muito bem ocupada pela nossa vice-governadora, Jade Romero, e hoje está muito bem entregue à nossa colega, deputada Lia Gomes, fazendo uma política de Estado de direitos e prerrogativas das mulheres cearenses, que são a sua maioria: 52% dos cearenses são mulheres”, afirmou.
