Menu

Pecém receberá investimento milionário para novo parque de tancagem

Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Será lançada na manhã desta quarta-feira (19) a pedra fundamental para a construção de um parque de tancagem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O novo Terminal de Armazenamento e Distribuição do Pecém, do Grupo Dislub Equador, tem a capacidade de movimentar gasolina, diesel, etanol, biocombustíveis, querosene de aviação e até petróleo bruto, caso haja demanda. O governador Elmano de Freitas (PT) deve participar da solenidade.

Segundo Sérgio Lins, CEO do Grupo Dislub Equador, cerca de 40% dos produtos consumidos no Ceará chegam por outros modais, como o rodoviário. “Com o novo terminal no Pecém, o estado passará a ser atendido integralmente por navios de grande escala, ampliando a eficiência logística, com potencial ainda de atender os estados vizinhos pelo modal ferroviário”, destacou, lembrando que a Ferrovia da Transnordestina chegará ao Pecém, com expectativa para ser concluída no primeiro semestre de 2027.

Com investimento de R$ 430 milhões – sendo R$ 343 milhões fruto de financiamento feito pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) -, o equipamento deve ter suas operações iniciadas em agosto de 2027. O novo parque de tancagem terá uma capacidade inicial de armazenamento de 130 mil metros cúbicos (m³), com previsão de expansão para 220 mil m³.

A solenidade acontece a partir das 9h, no terreno onde será erguido o empreendimento, marcando oficialmente o início das obras do projeto. A expectativa é de que sejam gerados 500 empregos durante a obra e 100 durante a operação. O projeto será executado pela Terminais Marítimos do Brasil S.A. (TMB), empresa do grupo pernambucano Dislub Equador, com atuação de mais de duas décadas no Norte e Nordeste do País.

GRUPO DISLUB EQUADOR

O Grupo Dislub Equador é uma das principais empresas do setor de distribuição de combustíveis e logística no Brasil, com presença consolidada em diversas regiões do país. Com investimentos em infraestrutura e inovação, a companhia busca a eficiência operacional e contribuir para o desenvolvimento econômico nacional.