Parte da agenda carnavalesca da capital cearense há mais de 10 anos, o Bloco Chão da Praça chega à sua 9ª edição em 2025, agitando o pré-carnaval de Fortaleza. A programação acontece nos dias 20 e 27 de fevereiro, a partir das 18h30, e é uma Parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Hub Cultural Porto Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O evento, que acontece no Pavilhão Atlântico (Poço da Draga), vai contar com apresentações dos Transacionais, Camaleões do Vila, Unidos da Cachorra, Farra na Jangada e Tambores Carnavalescos. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.
Na edição deste ano, a parceria com o Hub Cultural Porto Dragão fortalece a programação já aguardada pelo público. Além da colaboração na curadoria das atrações, o equipamento investe em ações de redução de danos e conscientização sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com um ponto de apoio orientado por educadores sociais e distribuição de águas, pirulitos e preservativos.
Leo Porto, gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão, destaca a importância do viés social do evento, que tem como foco em diferentes públicos da cidade.
“Para além de pensar uma programação artística que atenda os nossos públicos de forma diversificada e democrática, precisamos também pensar na política de cidadania e inclusão social, que é uma das prioridades nas gestões do equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, por isso temos investido cada vez mais nessa área. A redução de danos entra neste local de acolhimento de todas as pessoas que participam da nossa festa, conscientizando sobre questões urgentes e sendo um ponto de apoio neste evento tradicional”, explicou Leo Porto.
A história do bloco remonta a 2013, quando surge com a proposta de reunir clássicos carnavalescos com o frescor dos grupos contemporâneos. Desde então, carregando em seu nome uma homenagem a uma das composições mais conhecidas do compositor cearense Fausto Nilo, o Chão da Praça compõe a folia que antecede os dias de Carnaval.
“Essa colaboração e parceria entre Centro Dragão do Mar e Hub Cultural Porto Dragão fortalece ainda mais o polo cultural do qual ambos fazem parte, além de otimizar os recursos investidos no pré-carnaval e nos possibilitar a oferta de uma programação mais robusta e diversificada para todas as pessoas curtirem a mais democrática e popular das festas”, pontuou Camila Rodrigues, superintendente do CDMAC.
PROGRAMAÇÃO
Nos dois dias de pré-carnaval, o Chão na Praça tem início com um cortejo que conduzirá os foliões pelas áreas circunvizinhas ao Dragão do Mar até a Praça Verde. No dia 20, às 18h30, o Bloco Farra na Jangada anima o percurso que parte do Pavilhão Atlântico, no Poço da Draga, em direção à Praça Verde. É lá que, a partir de 19h, Os Transacionais recebem os Camaleões do Vila, mantendo a tradição de unir festejo e conscientização social: o bloco pretende reforçar a mensagem de respeito às diferenças e valorização da pluralidade religiosa no Brasil.
Já no dia 27, são os Tambores Carnavalescos que guiam a folia, partindo, às 18h30, da Praça das Artes, localizada no Hub Cultural Porto Dragão, em direção à Praça Verde, onde Os Transacionais dividem o palco com o Bloco Unidos da Cachorra, bateria Patrimônio Cultural de Fortaleza que promete levar clássicos do samba e outros hits carnavalescos afinados à folia de rua da cidade. Em ambas as datas, a entrada na Praça Verde é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.
