Menu

Mães protestam contra transferência de coordenadora de escola pública em Sobral

Na tarde desta sexta-feira (14), mães de alunos da Escola Padre Osvaldo Chaves realizaram protesto contra a transferência da coordenadora, que estava no cargo há seis anos. O estabelecimento de ensino público municipal fica localizado no bairro Dom Expedito, em Sobral, na Região Norte do Estado.

Segundo as manifestantes, a nova diretora da escola, recém-empossada, está fazendo mudanças na coordenação, o que desagradou quase todas as mães. Elas contam que a atual coordenadora está há seis anos na escola e dedica muita atenção aos alunos, principalmente aos que têm necessidades especiais.

Segundo o relato das genitoras, a nova diretora, além de querer montar a equipe dela e transferir as que trabalhavam na gestão anterior, de Ivo Gomes (PSB), pretende também transferir parte dos alunos para outras escolas, que ficam em bairros mais afastados das residências deles.

Em janeiro, poucos dias após assumir a Prefeitura, Oscar Rodrigues (União Brasil) exonerou todos os diretores das escolas públicas de Sobral. A exoneração ocorreu no dia 7 daquele mês e foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

No dia seguinte às exonerações, foram publicadas, também no DOM, as nomeações de coordenadores que haviam sido exonerados como diretores, não necessariamente na mesma unidade de ensino em que atuavam na coordenação. A oposição do gestor tem denunciado que as demissões ocorreram por motivação política.

Devido à manifestação, a Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos, entretanto não houve necessidade de uso da força para conter as mães dos alunos.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Educação de Sobral informou, por meio de nota, que tomou conhecimento da manifestação por meio das redes sociais.

“Esclarecemos que, até o momento, não fomos procurados formalmente para tratar do assunto. Estamos apurando os fatos para tomar as medidas necessárias e esclarecer a situação. Reiteramos nosso compromisso com uma educação pública de qualidade e inclusiva para todos os sobralenses”, diz a nota da Secretaria da Educação.