A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) pode ter uma nova comissão permanente ainda neste mês de fevereiro. Conforme anunciou o presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB), nesta quinta-feira (13), existe a possibilidade da criação da Comissão de Direitos e Defesa da Mulher, colegiado que vai tratar sobre políticas para a população. Na próxima quarta-feira (19), será realizada reunião da Mesa Diretora com o Colégio de Líderes para tratar, dentre outros assuntos, sobre o tema. Pela manhã desta quinta, o chefe do Legislativo se reuniu com a bancada feminina.
“Colocaremos em pauta, nessa próxima reunião da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes, uma proposta, oriunda da bancada feminina da Casa, de criarmos a Comissão de Direitos e Defesa da Mulher”, disse Aldigueri, durante a sessão.
Segundo ele, um dos motivos que condicionam a criação do colegiado diz respeito ao fato do Governo do Ceará possuir a Secretaria Estadual das Mulheres. O presidente afirmou ainda que será um “advogado” para a aprovação da criação. Caso a Comissão seja criada, a Assembleia passaria a contar com 21 comissões permanentes. As outras 20 são:
- Agropecuária;
- Ciência, Tecnologia e Educação Superior;
- Constituição, Justiça e Redação;
- Cultura e Esportes;
- Defesa do Consumidor;
- Defesa Social;
- Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca;
- Direitos Humanos e Cidadania;
- Educação Básica;
- Fiscalização e Controle;
- Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio;
- Infância e Adolescência;
- Juventude;
- Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido;
- Orçamento, Finanças e Tributação;
- Previdência Social e Saúde;
- Proteção Social e Combate à Fome;
- Trabalho, Administração e Serviço Público;
- Turismo e Serviços;
- Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano.
