Menu

Prefeitura pretende retomar Fortaleza 2040: “Uma das nossas prioridades”

Superintendente do Ipplanfor, Artur Bruno, em entrevista ao Opinião CE em novembro de 2024. Foto: Hellynara Fernandes

A Prefeitura de Fortaleza deve retomar o Plano Fortaleza 2040, instrumento criado em 2016 e que tem como objetivo discutir as estratégias a serem implementadas na cidade a curto, médio e longo prazo. Criado em 2016, o dispositivo não é alterado desde o ano, e deveria ter passado por revisão em 2024. Superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Ipplanfor), Artur Bruno (PT) afirmou ao OPINIÃO CE que a discussão sobre o Plano é uma das prioridades do órgão a serem trabalhadas na gestão do prefeito Evandro Leitão (PT).

Segundo o superintendente, que destacou a importância deste planejamento a longo prazo, as últimas gestões, “lamentavelmente”, não deram prioridade ao Plano. Até o momento, ainda não foram iniciadas as discussões para a revisão do plano, já que a prioridade tem sido trabalhar com sistemas de monitoramento dos eventos climáticos, visando diminuir e prevenir problemas como alagamentos durante a quadra chuvosa que atinge o Ceará entre fevereiro e maio. Bruno afirma, entretanto, que vai haver a revisão. “Aguardando o momento para tratar com o prefeito”, disse.

“Brevemente, divulgaremos como essa revisão será feita. Evidentemente com a participação da sociedade, dos organismos não governamentais, de outras Secretarias, empresariado, federações, associações”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, existe a possibilidade de projetar mais dez anos à frente, para que o Plano se torne Fortaleza 2050. A nível estadual, outro projeto de planejamento a longo prazo existe para o Executivo cearense, o Ceará 2050, lançado em 2017, um ano depois do projeto municipal.