Menu

Adriana Almeida faz História como a primeira professora negra a presidir a Comissão de Educação da CMFor

Adriana Almeida defende pautas relacionadas à equidade racial, direitos da juventude e população LGBTQIAPN+, inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), acesso à cultura, defesa do meio ambiente e proteção animal. Foto: André Lima/ CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) vive um momento histórico com a eleição da vereadora Professora Adriana Almeida (PT), como presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, na última quinta-feira (6).

Professora da rede pública e defensora incansável da educação, Adriana Almeida é a primeira mulher negra a assumir a liderança do espaço de debates e formulação de políticas públicas para a Cidade.

“Essa conquista não é apenas minha, mas de todas as professoras, mulheres negras e trabalhadores da educação que lutam diariamente por um ensino público de qualidade. Assumo essa missão com compromisso e responsabilidade, buscando sempre ouvir a categoria e garantir avanços reais para nossos estudantes, professoras e professores“, destacou a vereadora petista.

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia tem um papel fundamental na análise de projetos, na fiscalização de políticas educacionais e no diálogo com a sociedade sobre temas como a valorização das professoras e professores, a ampliação do acesso à educação e o fortalecimento da Ciência e Tecnologia na Capital.

Com um mandato marcado pelo compromisso com a inclusão e a equidade racial, Adriana Almeida pretende usar a nova posição para ampliar a participação popular nas decisões e fortalecer ações que combatam as desigualdades no ensino. “Esse é um marco na luta por representatividade e por uma educação pública que valorize a diversidade e a justiça social“, destaca.

A PARLAMENTAR

Adriana Almeida é mãe, professora, bióloga e a primeira mulher negra eleita vereadora na CMFor pelo Partido dos Trabalhadores. Reeleita para a legislatura 2025-2028 com 8.080 votos, a parlamentar consolidou a trajetória de luta em defesa da educação pública, dos direitos das mulheres e do fortalecimento do serviço público, após atuar como suplente na legislatura anterior.

Graduada em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Gestão Escolar e Ensino de Biologia. Adriana Almeida acumulou experiência como professora de Biologia na rede estadual do Ceará e de Ciências na rede municipal de Fortaleza, além de ocupar cargos de diretora e coordenadora escolar entre 2009 e 2023.

Desde os tempos universitários, Adriana Almeida esteve ativa no movimento estudantil, exercendo funções como secretária de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE), secretária-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uece e diretora do Centro Acadêmico (C.A.) de Ciências. Também foi diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sindiute), onde se destacou na luta pela valorização do magistério e pelos direitos dos professores.

Liderança feminista, Adriana Almeida é engajada no combate à violência de gênero, ao feminicídio e na luta por maior representatividade feminina na política. Além disso, defende pautas relacionadas à equidade racial, direitos da juventude e população LGBTQIAPN+, inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), acesso à cultura, defesa do meio ambiente e proteção animal.

A trajetória da vereadora Adriana Almeida reflete um compromisso incansável com a construção de uma Fortaleza mais igualitária, justa e inclusiva.